Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra.
Anísio Teixeira

Sequência Didática Educação Ambiental

Centro Educacional de Ensino de 1º Grau, outubro de 2015.
Professora: Juliete Zimmer  Frigo
2º ano



Identificação: Projeto Biodegradáveis: Uma alternativa Sustentável

Conteúdo: Ciências (biodegradáveis, sustentabilidade, compostagem
                   Língua-portuguesa: leitura, interpretação, oralidade, receitas.
                    Matemática: medidas de capacidade, gráficos.

Objetivos:
·        Estudar receitas de produtos biodegradáveis .
·        Desenvolver atividades relativas ao conhecimento sobre os produtos biodegradáveis.
·        Realizar estudo do gênero receita;
·        Produzir uma receita de sabão;
·        Produzir uma propaganda para o sabão;
·        Produzir gráficos;

Procedimentos de Ensino:

Dias 05 e 06 de outubro.
Acolhida;
Educação-Física; 7:30hs as 8:15hs.
Organização da data, pauta e calendário;
Leitura em voz alta pelos monitores;

1.Conversa os alunos sobre o projeto de Educação Ambiental da Escola Centro Educacional de Ensino de 1º Grau e das atividades que serão desenvolvidas como forma de revisão das ações do mesmo;

Tentar fazer as crianças relembrarem o que já sabem a respeito do projeto;


Entregar numa folha impressa a descrição do que é um produto biodegradável.
Fazer a leitura individual e coletiva do texto, colar numa folha branca.
 Visitar a mesa de produtos biodegradáveis do projeto.
Na mesma folha branca as crianças devem ilustrar os produtos da mesa.

 9:45hs Lanche e escovação dos dentes;

Ensaio para apresentação do dia dos professores.

Questionar os alunos.

1.      Quando vamos fazer algum produto o que precisamos?
2.      Como as mães de vocês fazem receitas?
3.      Vocês ajudam a fazer alguma receita?
Procurar nos livros de recorte receitas, recortar, fazer leitura, discussões sobre elas, depois colar no mural da sala.

Cada criança vai receber uma folha impressa com a receita de sabão de limão;
Fazer a leitura individual, coletiva.
Colar no caderno, copiar as questões abaixo:
Este texto serve para que?
Em qual parte do texto está escrito como deve ser feita a receita?
Em qual parte do texto está escrito o que é necessário para fazer a receita?

Tema:
Pesquisar em casa com pais e receitas de produtos biodegradáveis e trazer para a escola.


Dia 07 de outubro.

Acolhida;
Organização da data, pauta e calendário;
Leitura em voz alta;
 Relembrar com os alunos o que é necessário para fazer uma receita;
 Observar o sabão de limão;
Conversar com as crianças como será que nós poderíamos fazer uma propaganda para o nosso sabão?

Pegar jornais velhos para observar diferentes propagandas, ler elas em voz alta, conversar sobre elas.

Coletivamente fazer uma propaganda para o sabão.
 Ilustrar a propaganda em uma folha branca e colar no mural.
 Inglês 9:00hs as 9:45hs.
Lanche e escovação dos dentes.
10:45hs as 11:30 educação-física.
 Tema:
Observar em meios de comunicação uma propaganda para socializar com os colegas.


Dia 08 de outubro:


Produção do sabão de álcool.
Acolhida:
Organização da data, pauta e calendário;
Leitura em voz alta pelos monitores.

Registrar a receita do sabão no caderno:


SABÃO EM BARRA
Ingredientes:
3,5 kg de gordura
2 litros de álcool
1 litro de água- 
1/2 kg de soda

MODO DE FAZER:
Dissolver 1/2 kg de soda em 1 litro de água, depois despeje a gordura  por último coloque o álcool , mecha até que forme uma espuma branca. 
Lanche e escovação dos dentes. 
Fazer oficina de sabão juntamente com o 1º ano. Fazer a receita.
Dividir os alunos em duplas cada dupla ilustra uma etapa da produção do sabão.







Tema:
Pesquisar com os pais:
Vocês produzem sabão em casa?
  




Dia 15 de outubro:

Acolhida:
Organização da data, pauta e calendário;
Leitura em voz alta pelos monitores.
Questionar os alunos numa roda de conversa:
O que é feito com o lixo orgânico?
O que pode ser feito com ele?

Entregar para cada aluno uma cópia do texto abaixo:


O que é compostagem 

Compostagem é um processo de transformação de matéria orgânica, encontrada no lixo, em adubo orgânico (composto orgânico). É considerada uma espécie de reciclagem do lixo orgânico, pois o adubo gerado pode ser usado na agricultura ou em jardins e plantas.


A compostagem é realizada com o uso dos próprios microorganismos presentes nos resíduos, em condições ideais de temperatura, aeração e umidade.


Importância para o meio ambiente e saúde das pessoas 

A compostagem, usada principalmente na zona rural, é de extrema importância para o meio ambiente e para a saúde dos seres humanos. O lixo orgânico, muitas vezes, é descartado em lixões, ruas, rios e matas, poluindo o meio ambiente. Além disso, o acúmulo de resíduos orgânicos a céu aberto favorece o desenvolvimento de bactérias, vermes e fungos que causam doenças nos seres humanos. Além disso, favorece o desenvolvimento de insetos, ratos e outros animais que podem transmitir doenças aos homens.

Ler e discutir o texto  com as crianças:
Fazer uma visita a composteira de nossa escola;
Observar como acontece o processo da decomposição,
Numa folha branca ilustrar a composteira e escrever suas utilidades.
Copiar e responder no caderno:
1.       Você acha importante ter uma composteira em casa?
2.       Sua família possui composteira?
Com o resultado da pesquisa construir um gráfico de barras;

 Dia 17 de outubro amostra de trabalhos do projeto em Salto da Praia:

 Postado por Juliete Frigo


Nenhum comentário:

Postar um comentário