CENTRO EDUCACIONAL DE
ENSINO DE 1º GRAU, DIA 26 DE OUTUBRO DE 2015.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
3º, 4º e 5º ANO VESPERTINO
PROFESSORAS: Marli e
Gracieli.
Identificação: Projeto Biodegradáveis: Uma
alternativa Sustentável
Conteúdo: Ciências (biodegradáveis,
sustentabilidade, compostagem (decompositores);
História: Surgimento do sabão, diversidade cultural nos usos dos produtos biodegradáveis;
Português: Construção do sentido no texto, leitura e interpretação, pontuação, expressão oral e escrita;
Objetivos:
· Utilizar-se
dos benefícios de produtos biodegradáveis e de técnicas de compostagem e seu
uso no cotidiano possibilitando assim a melhoria da qualidade de vida da
população castelense;
· Resgatar a história
dos biodegradáveis e da compostagem, bem como a partir do conhecimento a
valorização dos métodos usados para a preservação ambiental e a qualidade de
vida das pessoas;
· Desenvolver
atividades relativas ao conhecimento sobre os produtos biodegradáveis e as
técnicas de compostagem, que buscam integrar as atividades do projeto ao
currículo escolar de modo interdisciplinar;
DESENVOLVIMENTO/METODOLOGIA/ESTRATÉGIAS:
Atividades de rotina:
Preenchimento do calendário pelos
monitores do dia, leitura deleite e oração de agradecimento;
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
Educação física;
Administrada pela profe de Educação física-13:00 as 13:45hs;
Procedimentos de Ensino:
1. Conversar
com os alunos sobre o projeto de Educação Ambiental da Escola Centro
Educacional de Ensino de 1º Grau e das atividades que serão desenvolvidas como
forma de revisão das ações do mesmo; tanto para possíveis visitas de outras
escolas em nossa escola.
2-Explanação do
projeto pelos alunos do Centro, que segue abaixo conforme o Check list: na
escada onde há os desenhos da história;
TUANE
Bom dia, sejam bem
vindos a Escola do Centro Educacional de Ensino de 1º Grau, onde desenvolvemos
o Projeto Biodegradáveis: Uma Alternativa Sustentável.
Vocês conhecem a história do sabão, logo a
diante nossos colegas irão apresentar para vocês.
BRENO
Os primeiros povos
que se utilizavam de sabão eram os fenícios, a 2.800 a. C, no Líbano. A partir
da preocupação com a limpeza, Plínio, O Velho, ao colocar sebo de bode com
cinzas de plantas e aquecê-lo em grandes tachos por varias horas sobre uma
fogueira, conseguiu fazer um produto diferente.
A substância apresentava um irreversível cheirinho de sebo derretido.
Assim surgiu o primeiro sabão.
MATHEUS
O nome sabão
surgiu do “Monte Sapo”, montanha onde eram realizados os sacrifícios dos
animais. A chuva levava a mistura de sebo derretido com cinzas para o barro das
margens do rio Tigre. Essa mistura resultava numa borra (o sabão). Foram os
gregos que nomearam a borra de sabão.
ANA GABRIELA
O que aconteceu no
tacho dos fenícios pode ser muito bem explicado: as gorduras animais como o
sebo de bode são ricas em uma substancia que praticamente não se dissolve na água. Essa substancia é a estearina. Já assim as cinzas das plantas são ricas
em outras substancias que são os sais de potássio, quando uma entra em contato
com a outra formam um composto: estearato de potássio, que nada mais é do que
um tipo de sabão.
EZEQUIEL
Quanto ao uso antigamente, o sabão era utilizado de várias
formas, como pomada, para pentear os cabelos, uso farmacêutico e medicinal,
limpeza pessoal e para remover sujeira, e para lavagem de roupa.
FABÍOLA
Vamos explicar um
pouco de como acontece o processo de agrupamento das substancias resultando na
limpeza dos objetos. Sabemos que a gordura e os óleos não se misturam na água.
O sabão é composto por substancias. Essas substancias são formadas por
moléculas. Um lado da molécula gruda na água e outro na gordura. Assim a água com sabão consegue retirar a gordura.
Lanche;
Higiene;
Escovação dentária;
Ir ao banheiro;
CONTINUAÇÃO
COM O PROJETO:
NA MESA COM PRODUTOS DO PROJETO:
Demonstração de
materiais, exposição de trabalhos e fala das alunas Elizandra e Ana Laura;
“SUBPROJETO
BIODEGRADÁVEIS:
Ana Laura: boa tarde, meu nome é Ana Laura.
Elizandra: eu sou a Elizandra. O
problema do nosso projeto é “como se utilizar de técnicas de compostagem e produtos
biodegradáveis oportunizando benefícios e melhoria na qualidade de vida da
população castellense?”
O objetivo geral é
“Utilizar-se dos benefícios de produtos biodegradáveis e de técnicas de
compostagem e seu uso no cotidiano possibilitando assim a melhoria da qualidade
de vida da população castellense.”
Ana Laura: vejamos agora um pouco do Histórico
do nosso projeto: Em 2009 por termos uma área limitada resolvemos fazer o
projeto de biodegradáveis por ocupar pouco espaço.
Em 2010 o começamos a realizar pesquisas e receitas dos produtos do nosso
projeto. Houve
a produção de sabonete, detergente, desinfetante, amaciante,
esfoliante, entre outros, mas, alguns dos ingredientes que as compunham eram de
difícil acesso e que muitas vezes as tornavam insustentáveis pelo seu custo de
produção final.
Em 2011 fizemos o sabão de álcool que teve grande aceitabilidade pelas
famílias.
Em 2012 fizemos o sabão de limão que teve mais aceitabilidade ainda por
utilizar o ingrediente biodegradavel que é o limão. A receita de sabão de limão
foi fornecida pela Epagri, um dos nossos parceiros.
Em 2013 continuamos com o sabão de limão e também com a compostagem.
Um produto
biodegradável é aquele que se decompõe facilmente pela ação bacteriana de forma
natural, são as cascas de legumes, restos de animais, roupas de algodão,
objetos de couro, de madeira e muitos outros, que alimentam animais, vegetais,
fungos e bactérias, aquilo que a própria natureza consegue aproveitar e
transformar e por isso não é poluente.
Compostagem é uma forma de reduzir a quantidade de lixo orgânico no aterro sanitário,
dando assim uma destinação correta a este subproduto da ação humana, produzindo
o composto orgânico para a adubação de hortas e jardins das famílias do nosso
município.
Em 2013, destacamos o estudo da biodegradação através da compostagem de
material orgânico, trabalho este realizado com o estudo da composteira. A composteira
vem a ser uma importante forma de compostagem, processo de transformação de
matéria orgânica. É considerada uma espécie de reciclagem do lixo orgânico,
pois o adubo gerado pode ser usado na agricultura ou em jardins e plantas.
Compostagem é uma técnica
milenar produzida pelos chineses a mais de cinco mil anos. Nada mais diferente
do que a natureza faz a bilhões de anos, desde que surgiram os primeiros
microorganismos decompositores seguindo exemplo da floresta onde observamos que
cada resíduo, seja ele de origem animal e vegetal é reaproveitado pelo
ecossistema como fonte de nutriente para as plantas que em última análise são o
sustentáculo da vida terrestre. Quando procedemos a compostagem, estamos
seguindo as regras da natureza e separando os resíduos corretamente.
Nos anos de 2014 e
2015 continuamos com a compostagem e estamos trabalhando a receita do sabão de
limão, pois percebemos que as pessoas tiveram curiosidade em aprender para
poder usar na limpeza das salas de ordenha, em pisos e na máquina de lavar por
exemplo.
Elizandra (Ir mostrando os produtos
expostos): Estes são alguns produtos que são feitos dentro do nosso projeto:
sabão de álcool, sabão de limão que é mais econômico por usar o ingrediente
biodegradável que é o limão, maçã, anti chulé, saches entre outros que vocês
podem observar na cesta.
(Mostrar no microscópio a matéria em
decomposição)
Aqui diante dos estudos em sala de aula da
biodegradação de materiais orgânicos, acompanhamos o processo de ação dos
fungos e das bactérias que nos acompanham desempenhando importante papel de
limpeza no meio ambiente.
CENTRO EDUCACIONAL
DE ENSINO DO 1º GRAU
Pauta:
Contação da
história pelo ajudante e oração;
Pesquisa no
laboratório-aula de informática;
Aula de inglês-
13:45/14:30
Lanche;
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
PARÓDIA com os alunos cantando:
OS BIODEGRADÁVEIS VEM CONHECER
PARÓDIA DA MÚSICA:
É PRECISO SABER VIVER- TITÃS
QUEM PENSA QUE O
MUNDO
NÃO TEM MAIS
SOLUÇÃO
CONHEÇA NOSSO
PROJETO
E VAMOS TODOS DAR
AS MÃOS
PRECISA DE MUITO
ESTUDO
E MUITA DEDICAÇÃO
BIODEGRADÁVEIS VEM CONHECER!
A NOSSA ESCOLA
DESENVOLVE
UM PROJETO MUITO
BOM
PENSA NO MEIO
AMBIENTE
QUE TUDO TEM
SOLUÇÃO
REUTILIZAMOS A
GORDURA
E FIZEMOS O SABÃO
BIODEGRADÁVEIS VEM CONHECER!
A COMPOSTAGEM É
UMA GRANDE SOLUÇÃO
PRA AJUDAR A
DIMINUIR
TODA ESSA POLUIÇÃO
É PRECISO TOMAR
CUIDADO
PARA O LIXO
SEPARAR
BIODEGRADÁVEIS VEM CONHECER!
EU SOU ALUNO
CONSCIENTE
CUMPRIDOR DO MEU
DEVER
FAÇA SUA PARTE
MINHA GENTE
PARA O MUNDO
PROTEGER
PRECISAMOS NOS
UNIR PARA NÃO SE ARREPENDER
BIODEGRADÁVEIS VEM CONHECER!
BIODEGRADÁVEIS VEM CONHECER!
BIODEGRADÁVEIS VEM CONHECER!
BIODEGRADÁVEIS VEM CONHECER!
CONHECER!
CONHECER!
FOLDER DO PROJETO-
BOLETIM INFORMATIVO CASTELLENSE
Escola Centro
Educacional de Ensino de 1º Grau
Projeto Educando Para
a Sustentabilidade
Subprojeto
-Biodegradáveis: uma alternativa sustentável
Biodegradável
Um produto
biodegradável é aquele que se decompõe facilmente pela ação bacteriana, ou
seja, é facilmente oxidado por colônias de bactérias presentes no meio ambiente,
produzindo gás carbônico. O detergente biodegradável possui cadeia linear, e na
água existem microorganismos que produzem enzimas capazes de quebrar as
moléculas de cadeias lineares desses detergentes, por isso eles são
considerados biodegradáveis! Sua biodegradabilidade é melhorada se
substituirmos um dos seus componentes formados por cadeia ramificada por outro
com cadeia normal ou cadeia linear.
Compostagem
A compostagem é
uma técnica milenar, praticada pelos chineses há mais de cinco mil anos. Nada
muito diferente do que a natureza faz a bilhões de anos desde que surgiram os
primeiros microorganismos decompositores. Seguindo o exemplo da floresta, onde
observamos que cada resíduo, seja ele de origem animal ou vegetal, é
reaproveitado pelo ecossistema como fonte de nutrientes para as plantas que, em
última análise, são o sustentáculo da vida terrestre. Pois bem, quando
procedemos com a compostagem estamos seguindo as regras da natureza e
destinando corretamente nossos resíduos sólidos.
Tradicionalmente a compostagem é vista como
uma prática usual em propriedades rurais e residências urbanas. No primeiro
caso é uma estratégia do agricultor para transformar os resíduos agrícolas em
adubos essenciais para a prática da agricultura orgânica. No segundo é uma
necessidade administrativa, que tem a intenção de diminuir o volume do material
a ser gerenciado além de estabilizar um material poluente.
Receitas do projeto:
Pizza aromática:
Ingredientes
45 gramas de fermento biológico
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de sal
1 xícara de chá de óleo
3 xícaras de chá de água morna
1 ovo
1 kg de farinha de trigo
Cobertura:
½ xícara de chá de ervas desidratadas
(orégano, salsa, cebolinha frango, carne moída a gosto...
Sabão líquido de álcool
Ingredientes:
500 gramas de soda caústica bel 99
2 litros de álcool 92 ou 96 graus
(mercado)
3 quilos de óleo usado coado
20 a 24 litros de água fervida e quente
Modo de fazer:
Dissolva a soda em 2 litros de água fria,
num balde de plástico, mexendo com pá de madeira;
Misture a gordura com o álcool e depois
acrescente a soda em um balde grande com capacidade até 25 litros;
Mexer durante 30 minutos;
Deixar descansar por 30 minutos;
Em seguida acrescente o restante da água
fervida e quente, mexendo até dissolver por completo;
Guardar em recipientes plásticos ( ex:
galões de amaciante)
Obs: se virar creme ou coagular, colocar
no sol ou em banho- maria.
Rende aproximadamente 30 litros de sabão
líquido, serve para lavar roupas, calçadas, etc...
Sabão de limão
Ingredientes:
3 kg de sebo
3 Kg de óleo e banha
4 litros de suco de limão
1 kg de soda cáustica
3 litros de água
300 g de farinha de milho
Modo de preparo
Derreter a gordura e despejar em um balde
plástico. Em outro balde, dissolva a soda em 2 litros de água fria.
Acrescentar o suco de limão na gordura e mexer, juntar a mistura da água
e farinha de fubá e mexer novamente, por último acrescente a soda já diluída e Mexer por 15 minutos.
Despejar a mistura em 3 bacias e deixar
descansar até endurecer. Cortar em pedaços.
Sabão em barra de álcool
3 quilos e meio de gordura ( 1 quilo de
sebo e 2 quilos e meio de banha e azeite
usados)
2 litros de álcool
1 litro de água
500 gramas de soda caustica bel 99
Modo de fazer
Derreter o sebo, aquecer o óleo e juntar
os dois mornos. Coar o sebo (e o óleo usado) com pano numa bacia. Enquanto isso, dissolver meio quilo de soda
em 1 litro de água. Adicionar tudo numa bacia e mexer bem. Despejar o álcool devagar sempre mexendo e
parar quando começar a fazer uma espuma branca.
Despeje a mistura em uma bacia de plástico
e deixe esfriar por até 3 horas; Cortar quando estiver bem frio.
Rendimento: Esta receita de sabão rende
aproximadamente 40 pedaços de sabão
médios.
Lanche;
Higiene;
Escovação dentária;
Ir ao banheiro;
CENTRO EDUCACIONAL DE ENSINO DO 1º GRAU-
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
Pauta:
Educação física;
Administrada pela profe - 13:00-13:45
Atividades de rotina:
Preenchimento do calendário pelos
monitores do dia, leitura deleite e oração de agradecimento;
GRAZIELA
Experiência do sabão:
Esta é uma experiência que realizamos de
como funciona o sabão.
Vamos precisar de:
um vidro com tampa, água, óleo e sabão.
Coloque meio copo de água, em seguida
despeje devagar sobre a água um pouco de óleo.
Observe que a água e o óleo não se
misturam. Vamos tampar o vidro e agir com cuidado o óleo se divide em bolhas
minúsculas.
Vamos deixar o vidro repousar por alguns
minutos e percebermos que o óleo separa-se e assentasse sobre a água sem se misturar.
Vamos acrescentar algumas gotas de sabão líquido e repetimos o processo de
agitação e repouso. Forma-se um líquido leitoso com uma camada de espuma por
cima, formando uma espécie ponte entre a gordura e o sabão.
Podemos observar o resultado: uma camada
de sabão, uma de óleo, e o outro sabão.
Assim a separação entre a água e a gordura
não volta a se estabelecer, pois o sabão altera a composição da mistura.
SUYANE
Coletor de Óleo
Neste local temos o coletor de
gordura onde as pessoas da comunidade mandam a
gordura para ser reutilizada na produção de sabão.
Lanche;
Higiene;
Escovação dentária;
Ir ao banheiro;
PROFESSORAS VÃO EXPLICAR OS SLIDES-
Escola
Municipal Centro Educacional de Ensino de 1º Grau
Biodegradáveis: uma alternativa sustentável
Biodegradáveis: uma alternativa sustentável
CENTRO EDUCACIONAL DE ENSINO DO 1º GRAU-
Pauta:
Preenchimento do calendário pelos
monitores do dia, leitura deleite e oração de agradecimento;
Aula de inglês-13:45-14:30
Aula de artes- 14:45-15:30—15:30-16:15
Atividades;
DESCRIÇÃO
DAS ATIVIDADES
Contação da história: Rubens, o semeador;
Circuito da tabuada;
Preencher a tabuada em 20 minutos;
Lanche;
Higiene;
Escovação dentária;
Ir ao banheiro;
POESIA DA COMPOSTEIRA - Lucas e João
POESIA SOBRE A
COMPOSTAGEM
A DECOMPOSIÇÃO DA
MATERIA ORGANICA
É FUNDAMENTAL NO
MEIO AMBIENTE
PRESERVE ESTA
IDEIA
SENDO UM SER
HUMANO INTELIGENTE
VEJA A COMPOSTAGEM
COMO UMA GRANDE
SOLUÇÃO
ELA AUXILIA A
NATUREZA
FAZENDO A
DECOMPOSIÇÃO
ACONTECE UMA GRANDE TRANSFORMAÇÃO
QUANDO SE COLOCA
O MATERIAL ORGANICO
JUNTO COM A
MATERIA SECA
GERANDO ASSIM
NUTRIENTES PARA A PLANTAÇÃO
PARA O DESTINO DO
LIXO ORGÂNICO
A COMPOSTEIRA É A
MELHOR OPÇÃO
TRANSFORMAMOS EM
ADUBO
O QUE PARA MUITOS
SÓ GERA POLUIÇÃO
NA NOSSA ESCOLA
APRENDEMOS
QUE É IMPORTANTE
DESTINAR
A MATERIA ORGANICA
CORRETAMENTE
PARA O AMBIENTE
MELHORAR
POVO CASTELLENSE
VAMOS DAR AS MÃOS
PODEMOS JUNTOS
NOSSO LIXO FAZER A CLASSIFICAÇÃO
PARA O FUTURO
PROSPERAR
E O PLANETA ASSIM
AJUDAR
Explicação sobre as
composteiras de diferentes formas e modelos (taquara e pneu, costaneira, 3RS,
duas de vidro)
CENTRO EDUCACIONAL DE ENSINO DO 1º GRAU-
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
Educação física- 13:00-13:45
A aula é administrada pela profe;
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
Pauta: Atividades de rotina:
Preenchimento do calendário pelos
monitores do dia, leitura deleite e oração de agradecimento; Dia da tabuada e
da poesia;
Lanche;
Higiene;
Escovação dentária;
Ir ao banheiro;
Estudo sobre Divisão e multiplicação;
3-Oficina do projeto com os alunos:
a)Produção dos
sachet: tingir o sagu, cortar o voal, cortar a palha que será para amarrar;
b)Produção da
maçã aromática:colocar o cravo, um pouco cada criança;
c)Produção do
anti-mofo;
d)Produção do
anti-chulé e repelente;
e)Produção do
sabão; foto
f)Observação da
composteira da escola e o processo de composição que nela está ocorrendo;
g- Atividades
relacionadas ao estudo da decomposição da matéria orgânica;
h- Produção de
mural linha de tempo com fotos do projeto;
Produção de
livro de receitas do projeto;
4-Observação da
composteira e montagem da maquete de composteira;
5- Arte no
sabão professora Alessandra;
6- Trilha da
sustentabilidade.
7-Filme: assistir
com os alunos: Os guardiões da biosfera;
8- Atividades
de registro:
a) Texto
científico (projeto e específico do processo de decomposição);
b) Ilustração
da compostagem;
c) Tipos de
composteira;
d) Relatório de
acompanhamento da compostagem;
e) Receita do
sabão, sachets, maçã aromática....;
f) História do
sabão;
Não dá para dizer ao certo quando
o sabão foi inventado, mas o historiador romano Plínio, o Velho – que viveu do
ano 23 ao ano 79 da nossa era – já relatava a preocupação dos povos mais
antigos com a limpeza (Foto: Wikimedia Commons / Soapy Soap Company / CC BY-SA
3.0)
Antes da invenção do sabão, para
limpar algum tecido, era preciso, por exemplo, batê-lo sobre pedras em um rio.
A fricção com a pedra e a ação da água arrancavam a sujeira da roupa –
sobretudo substâncias gordurosas, que não se dissolvem na água. Porém, haja
esforço!
Os antigos sabiam que a adição de
cinzas vegetais à água usada para lavar roupa facilitava um bocado o processo.
Daí para criar o sabão, foi um pulo!
Plínio, o Velho, contou que os fenícios fabricaram
o que hoje consideramos o primeiro sabão de que se tem notícia. Ao colocar sebo
de bode com cinzas de plantas em grandes tachos e aquecê-los por várias horas
sobre uma fogueira, eles conseguiram fazer um produto diferente…
Cinzas + sebo = sabão +
glicerina
Depois que a mistura derretia e
fumegava, uma substância esponjosa subia à tona e endurecia quando esfriava,
deixando um líquido no fundo do tacho. Ela era amarelada, salpicada de cinzas
e, mesmo que tudo o que fosse responsável pelo cheiro de bode tivesse sido
removido, apresentava um irresistível cheirinho de sebo derretido.
Apesar de cheio de
características repugnantes, o primeiro sabão já registrado dava conta do
recado – era capaz de eliminar sujeiras e gorduras, como faz hoje com roupas,
panelas e pessoas (Ilustração: Cruz)
Aos seus olhos, pode parecer
incrível que, misturando sebo de bode e cinzas, tenha se formado o sabão. Mas o
que aconteceu no tacho dos fenícios pode ser muito bem explicado!
As gorduras animais, como o sebo
de bode, são ricas em uma substância que praticamente não se dissolve na água.
Seu nome? Estearina. Já as cinzas das plantas são ricas em outra substância: os
sais de potássio. Quando a estearina entra em contato com esses sais, é formado
um composto chamado estearato de potássio, que nada mais é do que um tipo de
sabão.
O líquido que ficava no fundo do
tacho dos fenícios, por outro lado, é o que chamamos de glicerina. Já ouviu
falar? A glicerina tem muitas aplicações: é utilizada na indústria farmacêutica
e na fabricação de explosivos. Com a sua venda, as fábricas de sabão lucram
bastante. Além disso, podem misturar a glicerina ao sabão, junto com um pouco
de lanolina, óleo de coco e alguns álcoois, para obter sabonete!
Sabões hoje
Agora que conhecemos a história
dos fenícios, no entanto, é preciso dizer: nem só sebo de bode e cinzas de
planas podem ser empregados para fabricar sabão. Qualquer gordura animal ou
óleo vegetal serve. Atualmente, por exemplo, são bastante utilizados o óleo de
coco e o de palma. No lugar das cinzas, é comum empregar soda cáustica, uma
substância corrosiva.
Felizmente, os sabões de hoje têm
um cheiro mais agradável. Já pensou tomar banho e sair com cheiro de sebo de
bode?!
Por que o sabão limpa até
os pratos mais engordurados?
Não sei se você já tentou
lavar um prato engordurado só com água – não adianta de nada! Já com sabão, a
louça fica limpinha! Você sabe explicar por quê?
O sabão
é formado por pequenas moléculas com uma propriedade especial: uma parte delas
em afinidade com a água e outra parte tem afinidade com a gordura. Ou seja, um
lado da molécula de sabão gruda na água e o outro, na gordura! Desse jeito, a
água com sabão consegue retirar a gordura, por exemplo, da superfície de uma
panela. É como se o sabão formasse uma ponte entre a gordura e a água – que não
se misturam normalmente – e os três saíssem juntos.
(Esta é
uma reedição do texto publicado na CHC 157.)
9-
Reorganização da mesa expositora do projeto com os demais produtos e trabalho
realizados pelas crianças. Anexar na pasta do projeto às atividades de
registro.
10-Trabalhos
com os textos informativos sobre biodegradáveis- utilizando:
Questões de interpretações:
1-Como era o primeiro produto considerado sabão?
2-Onde surgiu o sabão?
3-Por que foi inventado o sabão?
4-Qual a substância que foi encontrada no
sebo de bode?
5-Qual é a substância das cinzas das
plantas usadas pelos fenícios?
6-Qual foi o resultado da mistura de
estearina (das gorduras animais) dos sais de potássio (encontrados nas plantas)
feita pelos fenícios?
7-Qual produto atualmente é utilizado no
lugar da cinza para a produção do sabão?
8-Como é que a água e sabão limpam a
gordura?
9-O que são moléculas?
10-Relate a produção do sabão de limão?
VÍDEO DO PROJETO
Para finalizar assistir ao vídeo do nosso
projeto produzido pelas professoras.
AVALIAÇÃO-
A avaliação
ocorreu em todos os momentos da realização das atividades de modo individual ou
coletivo. As atividades foram sendo desenvolvidas, os alunos dominam bem os
conceitos sobre o projeto.
Na revisão percebemos
que os alunos compreenderam bem os temas trabalhados. Vamos continuar ampliando
os conceitos.
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