CENTRO
EDUCACIONAL DE ENSINO DO 1º GRAU, 27 DE OUTUBRO DE 2015.
ÁREAS
DO CONHECIMENTO/DISCIPLINA:
® Língua Portuguesa, História;
Professora
Marli
Franck
Turma-
3º
e 4º ano
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA
Tema
– Diversidade étnico cultural
Livro
literário utilizado: Menina Bonita do
laço de fita- Ana Maria Machado
Objetivos:
Língua portuguesa:
·
Ler diferentes tipologias textuais;
·
Interpretar textos;
·
Estimular a oralidade;
·
Produzir textos;
História:
·
Compreensão da
pluralidade cultural de uma sociedade;
·
Conhecer que há várias
etnias e culturas, que precisamos valorizá-las e respeitá-las;
·
Repudiar a
discriminação baseada em diferenças de raça, religião, classe social,
nacionalidade e sexo;
·
Reconhecer as
qualidades da própria cultura, exigir respeito para si e para os outros;
·
Conhecer a cultura afro
através da contação da história Menina Bonita do Laço de Fita e Bruna e a
Galinha de Angola;
CONTEÚDOS:
Histórias,
cultura africana, famílias, heranças culturais;
DESENVOLVIMENTO/METODOLOGIA/ESTRATÉGIAS:
® Atividades de
rotina:
® Preenchimento do
calendário pelos monitores do dia, leitura deleite e oração de agradecimento;
.
DESCRIÇÃO
DAS ATIVIDADES
® Educação física;
·
Administrada
pela profe Edinéia-13:00 as 13:45hs;
Lanche;
·
Higiene;
·
Escovação
dentária;
·
Ir
ao banheiro;
Leitura pela professora:
MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA
Era uma vez uma menina linda, linda. Os olhos
pareciam duas azeitonas pretas brilhantes, os cabelos enroladinhos e bem
negros.
A pele era escura e lustrosa, que nem o pelo da pantera negra na chuva. Ainda por cima, a mãe gostava de fazer trancinhas no cabelo dela e enfeitar com laços de fita coloridas. Ela ficava parecendo uma princesa das terras da África, ou uma fada do Reino do Luar.
E, havia um coelho bem branquinho, com olhos vermelhos e focinho nervoso sempre tremelicando. O coelho achava a menina a pessoa mais linda que ele tinha visto na vida.
E pensava:
- Ah, quando eu casar quero ter uma filha pretinha e linda que nem ela...
Por isso, um dia ele foi até a casa da menina e perguntou:
- Menina bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
- Ah deve ser porque eu caí na tinta preta quando era pequenina...
O coelho saiu dali, procurou uma lata de tinta preta e tomou banho nela. Ficou bem negro, todo contente. Mas aí veio uma chuva e lavou todo aquele pretume, ele ficou branco outra vez.
Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:
- Menina bonita do laço de fita, qual é o seu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
- Ah, deve ser porque eu tomei muito café quando era pequenina.
O coelho saiu dali e tomou tanto café que perdeu o sono e passou a noite toda fazendo xixi. Mas não ficou nada preto.
- Menina bonita do laço de fita, qual o teu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
- Ah, deve ser porque eu comi muita jabuticaba quando era pequenina.
O coelho saiu dali e se empanturrou de jabuticaba até ficar pesadão, sem conseguir sair do lugar. O máximo que conseguiu foi fazer muito cocozinho preto e redondo feito jabuticaba. Mas não ficou nada preto.
Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:
- Menina bonita do laço de fita, qual é teu segredo pra ser tão pretinha?
A menina não sabia e... Já ia inventando outra coisa, uma história de feijoada, quando a mãe dela que era uma mulata linda e risonha, resolveu se meter e disse:
- Artes de uma avó preta que ela tinha...
Aí o coelho, que era bobinho, mas nem tanto, viu que a mãe da menina devia estar mesmo dizendo a verdade, porque a gente se parece sempre é com os pais, os tios, os avós e até com os parentes tortos.
E se ele queria ter uma filha pretinha e linda que nem a menina, tinha era que procurar uma coelha preta para casar.
Não precisou procurar muito. Logo encontrou uma coelhinha escura como a noite, que achava aquele coelho branco uma graça.
Foram namorando, casando e tiveram uma ninhada de filhotes, que coelho quando desanda a ter filhote não para mais! Tinha coelhos de todas as cores: branco, branco malhado de preto, preto malhado de branco e até uma coelha bem pretinha. Já se sabe, afilhada da tal menina bonita que morava na casa ao lado.
E quando a coelhinha saía de laço colorido no pescoço sempre encontrava alguém que perguntava: Coelha bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?
E ela respondia:
- Conselhos da mãe da minha madrinha...
A pele era escura e lustrosa, que nem o pelo da pantera negra na chuva. Ainda por cima, a mãe gostava de fazer trancinhas no cabelo dela e enfeitar com laços de fita coloridas. Ela ficava parecendo uma princesa das terras da África, ou uma fada do Reino do Luar.
E, havia um coelho bem branquinho, com olhos vermelhos e focinho nervoso sempre tremelicando. O coelho achava a menina a pessoa mais linda que ele tinha visto na vida.
E pensava:
- Ah, quando eu casar quero ter uma filha pretinha e linda que nem ela...
Por isso, um dia ele foi até a casa da menina e perguntou:
- Menina bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
- Ah deve ser porque eu caí na tinta preta quando era pequenina...
O coelho saiu dali, procurou uma lata de tinta preta e tomou banho nela. Ficou bem negro, todo contente. Mas aí veio uma chuva e lavou todo aquele pretume, ele ficou branco outra vez.
Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:
- Menina bonita do laço de fita, qual é o seu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
- Ah, deve ser porque eu tomei muito café quando era pequenina.
O coelho saiu dali e tomou tanto café que perdeu o sono e passou a noite toda fazendo xixi. Mas não ficou nada preto.
- Menina bonita do laço de fita, qual o teu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
- Ah, deve ser porque eu comi muita jabuticaba quando era pequenina.
O coelho saiu dali e se empanturrou de jabuticaba até ficar pesadão, sem conseguir sair do lugar. O máximo que conseguiu foi fazer muito cocozinho preto e redondo feito jabuticaba. Mas não ficou nada preto.
Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:
- Menina bonita do laço de fita, qual é teu segredo pra ser tão pretinha?
A menina não sabia e... Já ia inventando outra coisa, uma história de feijoada, quando a mãe dela que era uma mulata linda e risonha, resolveu se meter e disse:
- Artes de uma avó preta que ela tinha...
Aí o coelho, que era bobinho, mas nem tanto, viu que a mãe da menina devia estar mesmo dizendo a verdade, porque a gente se parece sempre é com os pais, os tios, os avós e até com os parentes tortos.
E se ele queria ter uma filha pretinha e linda que nem a menina, tinha era que procurar uma coelha preta para casar.
Não precisou procurar muito. Logo encontrou uma coelhinha escura como a noite, que achava aquele coelho branco uma graça.
Foram namorando, casando e tiveram uma ninhada de filhotes, que coelho quando desanda a ter filhote não para mais! Tinha coelhos de todas as cores: branco, branco malhado de preto, preto malhado de branco e até uma coelha bem pretinha. Já se sabe, afilhada da tal menina bonita que morava na casa ao lado.
E quando a coelhinha saía de laço colorido no pescoço sempre encontrava alguém que perguntava: Coelha bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?
E ela respondia:
- Conselhos da mãe da minha madrinha...
interpretação de texto
1) Qual é o título do texto?
2) Quem é o autor?
3) Quantos e quais são os personagens que aparecem?
4) Qual era o sonho do coelhinho branco?
5) Qual era a pergunta que o coelho sempre fazia para
a menina?
6) Ela disse a verdade? Por quê?
7) Com quem o coelho se casou?
8) Quais foram as cores dos seus filhotes?
CENTRO
EDUCACIONAL DE ENSINO DO 1º GRAU, DIA 28 DE OUTUBRO DE 2015
Tema
– livro literário Menina Bonita do laço de fita
Objetivos:
·
Ler textos;
·
Estimular a oralidade;
·
Escrever história em quadrinhos;
·
Identificar parágrafos do texto;
·
Identificar os personagens do texto;
·
Identificar verbos, substantivos e
adjetivos;
Conteúdos:
·
Leitura;
·
Oralidade;
·
Escrita;
·
Análise
linguística;
·
Personagens
do texto;
Pauta:
® Contação da
história pelo ajudante e oração;
® Aula de inglês-
13:45/14:30
® Atividades de
sala de aula;
® Lanche;
® Higiene bucal;
® Atividades de
sala de aula
DESCRIÇÃO
DAS ATIVIDADES
1º
MOMENTO LEITURA:
Numa roda de conversa ler para os
alunos a história: Menina Bonita do Laço de Fita, a história esta na televisão
de papel; professora fará a leitura em voz alta.
Em seguida cada aluno lê uma
página da história;
Enfatizar a pontuação na leitura,
solicitando aos alunos que utilizem a entonação de voz.
2º
MOMENTO: ORALIDADE
Recontar a história
partindo das figuras, cada criança conta uma página, observando a figura no
projetor; observar se os alunos lembram da sequência da história, valorizar
mais o individual nesta atividade, mas se algum apresentar dificuldade a turma
pode auxiliar.
® Lanche;
·
Higiene;
·
Escovação
dentária;
·
Ir
ao banheiro;
3º MOMENTO:
ESCRITA
As
crianças individualmente, numa folha branca, deverão produzir uma história em
quadrinhos, relembrar as principais características da história.
Reestruturar as histórias em
quadrinhos com as crianças.
Cada aluno fará a leitura da sua
história em quadrinhos.
4º MOMENTO: ANÁLISE LINGUÍSTICA:
Fazer no quadro
coletivamente uma lista de substantivos, verbos e adjetivos. Cada aluno vai
dizendo oralmente uma palavra do texto e todos juntos vamos colocando a mesma
no quadro. Em seguida os alunos vão copiar no quadro. Consultar o xérox da
história e marcar nela estas mesmas palavras. De lápis vermelho pintar
substantivos, lápis verde adjetivos, de amarelo pintar os verbos.
CENTRO EDUCACIONAL DE
ENSINO DO 1º GRAU-29/10
DESCRIÇÃO
DAS ATIVIDADES
Pauta:
® Educação física;
Administrada pela profe Edinéia-
13:00-13:45
® Atividades de
rotina:
® Preenchimento do
calendário pelos monitores do dia, leitura deleite e oração de agradecimento;
® Lanche;
·
Higiene;
·
Escovação
dentária;
·
Ir
ao banheiro;
DESCRIÇÃO DAS
ATIVIDADES:
Contação de história
deleite: Bruna e a Galinha de Angola
Realizar a recontagem
oral da história literária, produzir um texto sobre a mesma, em seguida ler
para os colegas a sua produção textual. Cada aluno ao produzir irá mostrar para
a professora e iremos reestruturar a sua produção.
Continuar com a divisão
e multiplicação;
CENTRO EDUCACIONAL DE
ENSINO DO 1º GRAU-03/11
Pauta:
® Preenchimento do
calendário pelos monitores do dia, leitura deleite e oração de agradecimento;
® Aula de
inglês-13:45-14:30
® Aula de artes-
14:45-15:30—15:30-16:15
® Atividades;
DESCRIÇÃO
DAS ATIVIDADES
® Circuito da tabuada;
·
Preencher
a tabuada em 20 minutos;
® Lanche;
·
Higiene;
·
Escovação
dentária;
·
Ir
ao banheiro;
Continuação aula de Arte- duas aulas;
CENTRO EDUCACIONAL DE
ENSINO DO 1º GRAU-04/11
DESCRIÇÃO
DAS ATIVIDADES
® Educação física- 13:00-13:45
·
A
aula é administrada pela profe Edinéia
DESCRIÇÃO
DAS ATIVIDADES
® Pauta:
Atividades de rotina:
Preenchimento do
calendário pelos monitores do dia, leitura deleite e oração de agradecimento;
Dia da tabuada e da poesia;
® Lanche;
·
Higiene;
·
Escovação
dentária;
·
Ir
ao banheiro;
® Estudo sobre Divisão e multiplicação;
Continuação do
estudo sobre a história literária:
®
Trabalho no mapa-múndi, relembrar os cinco continentes- a América, a
Europa, a Ásia, a África e a Oceania, ressaltando que eles são divididos em
países, cada um com seus costumes e tradições, suas festas, músicas e danças,
suas religiões e seu jeito de ser, pois ninguém é igual a ninguém e é
isso que dá graça à vida.
®
Conversar com as crianças
sobre as "famílias" (povos) que formam o Brasil: os índios, o negro,
o colonizador europeu, os imigrantes italianos, japoneses, árabes, judeus etc.
Explicar que esses povos foram se cruzando, para formar a grande família
brasileira, que tem as características de suas origens. Lembrar aqui
as contribuições desses povos nas festas, na música, na culinária, nas histórias
etc.
Formar um cartaz que represente todos estes
povos dentro do Brasil com recorte de figuras;
®
Retomar as atividades e
complementá-las, destacando a importância do respeito à diversidade étnico-cultural
que compõe o Brasil.
Avaliação:
A avaliação foi feita durante todas as aulas
desta semana, buscando fazer intervenções no momento em que foi constatada a
dificuldade do aluno, auxiliando o mesmo no avanço de suas atividades.
FOTOS DE ALGUMAS ATIVIDADES DE SALA DE AULA
CONTAÇÃO PELA PROFESSORA- LEITURA DELEITE
CADA ALUNO LEU UMA PARTE
TRABALHANDO COM A HISTÓRIA LITERÁRIA
PROFE MARLI FRANCK
__________________________________________________________
NOSSO FOLCLORE
Completando mais uma atividade do Curso do PNAIC, estou postando algumas fotos de atividades desenvolvidas a partir de uma sequencia didática relacionada ao tema folclore. Dentre as atividades desenvolvidas estão pesquisa/entrevista com pais sobre lendas de nossa região, leitura de lendas, dramatização,vídeo sobre o folclore brasileiro, produção escrita sobre o tema, dentre outras.
Produção escrita
Reestruturação das produções
Painel de atividades
Assistindo filme relacionado ao tema folclore
ATIVIDADES REFERENTE AO CURSO PNAIC
TEMA -ESTUDO DO FOLCLORE- LENDAS, COM O FOCO PRODUÇÃO TEXTUAL E REESTRUTURAÇÃO DA PRODUÇÃO FEITA
Realizamos com os alunos atividades referentes ao curso do PNAIC, trabalhamos com o tema lendas, onde os alunos puderam pesquisar com os pais este assunto, na sala produzimos texto e foi feito reestruturação com todos os alunos;
ESTUDO, LEITURA DE LIVROS SOBRE AS LENDAS BRASILEIRAS
VÍDEO REFERENTE AO FOLCLOREPRODUÇÃO TEXTUAL NA SALA DE AULA
REESTRUTURAÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL COM CADA ALUNO
JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO
NOME DO JOGO: BINGO DOS SONS INICIAIS
PROFESSORA MARLI FRANCK
TURMA: 1º ANO MATUTINO
REGRAS DO JOGO:
Cada jogador ou dupla de jogadores recebe uma cartela;
O professor sorteia uma ficha do saco e lê a palavra em voz alta;
Os jogadores que tiverem em sua cartela uma ficha cujo nome comece com a sílaba da palavra chamada deverão marcá-la;
O jogo termina quando um jogador ou uma dupla marcar todas as palavras de sua cartela;
ABAIXO VÍDEO
JOGO: CAÇA-RIMAS
Professora: Ediane Zanesco
Turma: 2º e 3º ano matutino
REGRAS:
- Organizar 4 jogadores de cada vez;
- Cada jogador recebe uma cartela amarela e 5 fichas verdes;
- Dado o sinal de início do jogo, cada jogador deve localizar o mais rápido possível na sua cartela, as figuras cujas palavras rimam com as das fichas que estão em suas mão;
- Cada ficha deve ser colocada em cima da figura correspondente na cartela.
PROGRAMA
NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA-PNAIC
MUNICÍPIO DE
PRESIDENTE CASTELLO BRANCO- SANTA CATARINA
ESCOLA CENTRO
EDUCACIONAL DE ENSINO DE 1º GRAU
2º E 3º ANO DO
ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSORA:
EDIANE ZANESCO
Seqüência
didática partindo da obra: As Centopeias
e seus sapatinhos de Milton Camargo
Objetivos
*Reforçar conhecimento
acerca da seqüência dos números;
*Ampliar progressivamente
o campo numérico na contagem e registro;
*Construir, ler e
interpretar dados apresentados de maneira organizada, por meio de tabelas;
*Contar e
comparar quantidades utilizando diferentes estratégias como contagem,
pareamento e correspondência um a um;
* Reconhecer,
organizar e descrever dados;
* Fazer produção
textual a partir do jogo;
Metodologia
Iniciei
esta seqüência didática com a história as centopeias e seus sapatinhos, com a
qual trabalhei da seguinte forma: Primeiramente mostrei o livro, pedi que observassem a capa do livro, o título
do livro e seu autor. Questionei o que eles achavam que trataria na história do
livro, cada um pode dar sua opinião onde alguns já conheciam a obra.
Num
segundo momento realizei a leitura do livro mostrando as páginas e analisando
as cenas. Ao final da leitura fiz vários
questionamentos como: porque a atendente da sapataria subiu e
desceu as escadas muitas vezes? O que aconteceu com a joaninha? E com a centopeia?
Quantos pares de sapato ela precisava para calçar os seus pés? Assim segui com
os questionamentos até todos compreender a história.
Num
terceiro momento representamos em uma
reta numérica os números até cem. Organizei previamente no chão da sala uma
reta (barbante) e juntos colocamos os números seguindo a seqüência numérica. Com
a reta realizamos diferentes atividades como: a contagem dos números, pulando e contando os números, pulando de dois em
dois, três em três.
Em
seguida montamos uma tabela com os números em ordem até o número cem para ficar
exposta na sala para visualização dos alunos e eventuais consultas. Organizei previamente
uma cartolina riscada formando cem quadradinhos. Em uma roda com a cartolina e
os números no centro começamos a montagem da mesma com a participação de todos
os alunos, porém com maior ênfase ao 2º
ano. Iniciamos com o número um na primeira linha da primeira coluna e seguimos
colando os números em seqüência até o numero cem.
Para
continuar com as atividades propus o jogo das duas mãos, o qual foi sugerido no
encontro do PNAIC pela professora orientadora Lucimara. Cada um em uma folha de
papel a4 desenhou as duas mãos e coloriu. Em seguida sentamos em uma roda cada
um com sua folha já pronta para conhecermos o jogo e suas regras. Fui explicando
e mostrando o que iríamos utilizar como material: palitos de picolé,
borrachinhas de dinheiro, dois dados e uma folha registro para cada um. As regras
eram então que um aluno de cada vez deveria jogar os dois dados, somar os pontos
e pegar a quantidade palitos de picolé para colocar sobre os dedos das mãos desenhadas.
Quando obtinham 10 palitos deveriam juntar e amarar os palitinhos com a borrachinha. Depois que cada um jogava e
somava os pontos todos deveriam anotar na ficha o número de pontos de cada jogador em
cada jogada. Assim realizando três rodadas. Ao final do jogo cada um deveria
somar os pontos de todos os jogadores.
Cada um fez também a interpretação dos
resultados respondendo as questões na folha: Quem fez mais pontos na primeira
jogada? Qual jogador fez mais pontos ao final do jogo? Qual jogador fez menos
pontos? Qual a diferença de pontos entre o primeiro e o último colocado? Qual o
total de pontos dos meninos? E das meninas? Foi muito produtiva esta atividade
de interpretação dos resultados, e a resolução de cálculos matemáticos.
Para encerrar esta sequência cada um fez uma produção textual (relatório) sobre o jogo as duas mãos.
A seguir fotos da realização das atividades

Livro
Construção da reta numérica
Pulando e contando na reta numérica
Construindo a tabela dos números
Recortando, ordenando e colando os números
Tabela pronta
Conversando sobre as regras do jogo as duas mãos
Jogando
Marcando os pontos na tabela
Tabela de pontos preenchida
Somando e registrando os pontos
Somando e registrando os pontos
Interpretando os pontos
PROGRAMA NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA-PNAIC
Município
de Presidente Castello Branco- SC
Professora:
Marli Teresinha Dal Bello Franck
Escola
Municipal Centro Educacional de Ensino de 1º Grau
1º
ano matutino
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA DA OBRA CAMILÃO, O COMILÃO.
AUTOR:
Ana Maria Machado
OBJETIVO
GERAL
• Desenvolver
situações de aprendizagem do raciocínio lógico matemático envolvendo a leitura,
interpretação, compreensão oral e escrita de uma maneira contextualizada;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Participar das interações orais em sala de
aula a respeito da história narrada, alternando momentos de fala e de escuta,
observando a sequência dos fatos, sequência dos números e suas respectivas
quantidades;
• Conhecer a ordem dos números e suas
quantidades e aplicá-la;
• Analisar dados coletados;
• Sistematizar a ordem numérica;
- Propor atividades que reforcem o conceito das operações matemáticas;
- Trabalhar com as medidas de capacidade;
- Relacionar símbolo numérico/algoritmo com suas respectivas quantidades;
• Visitar
um mercado observando os produtos existentes e especialmente os narrados na
história literária, dando destaque também para os números que estão por toda a parte;
METODOLOGIA
• Na roda de conversa realizei a exploração da
capa do livro, questionei os alunos sobre qual seria a história do mesmo;
• No segundo momento ocorreu a
contação da história pela professora utilizando o livro, em seguida utilizei
para recontar o recurso da história digitalizada;
• Após conversamos sobre a mesma,
analisamos os fatos e cada criança pode falar da parte da história que mais
gostou e em seguida registrou a mesma numa folha de papel, expondo em seguida
no mural da turma;
• Para dar sequência as atividades
realizamos a dramatização da história pelos próprios alunos, a professora era a
narradora e os alunos os personagens, foi muito produtivo pois aqui as crianças
puderam vivenciar a história participando e constatando sobre valores e
quantidades citadas na mesma; ( obs. para poder dramatizar, os produtos citados foram representados com
sucatas, materiais parecidos, associados a eles encontrados na sala de aula ou
de educação física);
• Em seguida produção com sucata e ou
desenhos, gravuras de todos os produtos citados na história, ou seja, ilustramos e pintamos em folha branca uma melancia, duas abóboras, três queijos, quatro
litros de leite, cinco espigas de milho, seis bananas, sete potes de mel, oito pés
de alface, nove cenouras, dez avelãs....esta atividade possibilitou a
brincadeira para se chegar ao conceito de história cumulativa, ou seja, depois
da confecção foi possível verificar que eram duas abóboras, então duas crianças
para representar, três queijos, então três crianças, assim sucessivamente....E
quando todos estavam sentados com os objetos iniciei a história novamente e conforme
eu ia lendo e os fatos ocorrendo eles iam colocando os objetos na cesta, ou
seja, as coisas na história foram
aumentando e no final a cesta ficou cheia; ( adicionar/acrescentar)
• Verificação da quantidade,
construção do número com o uso do material dourado, vendo a ordem crescente e
decrescente;
• Falamos das quantidades observando as
medidas dos produtos, o leite está na caixinha, vamos explorar? Como se mede a
capacidade da caixinha? (em litro) O que mais compro em litro?
• E se eu comprar um queijo vou pagar
pelo preço como? (uso da balança) O que mais peso na balança?
• Atividades de construção de raciocínio
matemático referente a frutas, legumes e
verduras contidas no texto também foram utilizadas conversando assim: de todos esses alimentos que Camilão levou
para comer, qual vocês mais gostam? (soma=total)
•
Foi proposto a construção de um gráfico com as frutas e legumes mais preferidos pelas crianças, ainda que bem simples, primeiramente em forma de
desenhos, tabelando dados juntos, observando os desenhos e formando o gráfico
com os próprios desenhos;
• Para fortalecer os conceitos das quatro
operações também foi trabalhado com problemas orais e em seguida ilustrados que
representassem isso, incentivando os
alunos a discutirem sobre as estratégias usadas para chegarem aos resultados e
investigarem o tipo de operação
trabalhada.
- Visitamos um mercado da cidade onde criamos toda uma situação de aprendizagem, lá os alunos puderam comparar preços de frutas, verduras e legumes, observaram onde estão estes alimentos pedindo explicações sobre eles, observando seus preços, os numerais que estão por todo o mercado. Foi muito produtivo o passeio pelo mercado.
Avaliação: A
avaliação foi processual e continua durante todo o processo de aprendizagem. E
foram feitos vários questionamentos aos alunos à medida que o trabalho avançou,
observando o nível de compreensão de cada criança. Também foi levado em conta a
participação do aluno e seu desenvolvimento durante a resolução dos problemas,
bem como sua atitude durante as aulas. Uma avaliação bem produtiva tenho a
dizer desta sequência didática.
FOTOS DA ATIVIDADES
Contação da história literária, exploração da capa e conteúdo do livro
Dramatização da história com personagens e materiais representativos
Dramatização da história com personagens e materiais representativos
Visita ao super mercado da cidade com exploração dos produtos citados na história e trabalhos referentes aos números
Observação das prateleiras dos legumes e frutas, trabalho de medidas de capacidade, número e quantidades
Volta a sala de aula, nova dramatização com todos os produtos e personagens
Desenhos respectivos de frutas e legumes preferidos com tabulação de dados e formação de gráfico
Contagem de produtos usando o material dourado, estudo de unidades e dezenas-jogo das mãozinhas.
Estudo dos conceitos das operações matemáticas, formação da tabuada do dois com material dourado e concreto.
Registro das atividades matemáticas.
Jogo da tabuada com os dados e uso do material dourado, contagem e quantidade dos números, as quantidades de produtos da historia.
TURMA DO 1º ANO MATUTINO E PROFESSORA MARLI
PNAIC 2014
A
Rede Municipal de Ensino de Presidente Castello Branco, aderiu ao Pacto Nacional pela Alfabetização na
Idade Certa, através do qual realiza a formação para os professores que
atuam nas classes de alfabetização da rede.
Nesta
formação os professores realizam estudos teóricos, confeccionam jogos e
materiais didáticos para serem utilizados em seus planejamentos
diários, buscando atingir as metas propostas pelos pacto.
No
dia 10 de Março de 2014, as professoras regentes Marli Franck ( 1º ano)
e Ediane Zanesco ( 2º e 3º ano) iniciaram a formação do PNAIC 2014 na
área da matemática.

PROFE MARLI E ALUNOS DO 1º ANO
PROFE MARLI E ALUNOS DO 1º ANO
TURMA DO 1º ANO
A Rede Municipal de Ensino aderiu ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, através do qual realiza a formação para os professores que atuam nas classes de alfabetização da rede.
Nesta formação os professores realizam estudos teóricos, confeccionam jogos e materiais didáticos para serem utilizados em seus planejamentos diários, buscando atingir as metas propostas pelos pacto.
Turma do 2° e 3° anos Matutino com a Professora alfabetizadora Juliete
Durante o curso realizei diversas atividades com meus alunos:
foi o livro Lilás, uma história muito interessante para levar as crianças a perceberem que nem todos são iguais e que são as diferenças que fazem de nos seres especiais.
As atividades com este livro buscaram:
- estimular as crianças a expor oralmente sua opinião a respeito da história;
- reescrever a história fazendo alterações que os alunos julgarem necessária;
- perceber que não somos iguais, porém somos especiais;
- ilustrar a história reescrita, buscando enfatizar o tema central do texto;
- realizar dinâmica de sensibilização;
Obs: Aguardem as postagens das fotos;
Postado por Juliete professora alfabetizadora.
....................................................................................................................................
Turma do 2º e 3º ano vespertino com a professora Alfabetizadora Alessandra P. Resmini
Momento de leitura |
Durante o curso foram desenvolvidas várias sequências didáticas em sala de aula
Estudamos a história As aventuras de um pequeno ratinho na cidade grande, onde os alunos realizaram várias atividades. Uma delas foi a escrita de uma carta onde o ratinho do campo escrevia a seu amigo ratinho da cidade.
carta |
Entre eles:
Receita, partindo do vídeo do Sítio do Picapau Amarelo "O bolo de Tia Nastácia"
receita de sabão de limão |
Medidas usadas na receita Texto científico |
Professora Alessandra
2° e 3° anos matutino
professora Juliete
...............................................................................................................
Postado pela professora Alessandra
.............................................................................................................................
Cantinho da leitura
Outra atividades proposta pelo PNAIC, é a leitura, em minha sala de aula a leitura é uma prática diária, os alunos tem acesso a diversos livros e num momento pré determinado realizam leitura silenciosa e leitura em voz alta, esta prática vem demonstrando melhoras significativas na leitura e na escrita dos alunos.
Este momento de leitura é prazeroso para as crianças, elas compartilham histórias lidas com seus colegas.
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