Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra.
Anísio Teixeira


Escola Centro Educacional de Ensino de 1º Grau
Professora Gracieli Gubert Mores
5º ano
Sequência didática: Animais vertebrados e invertebrados
Objetivos:
·         Compreender a biodiversidade e suas principais características do Ecossistema;
·         Classificar os animais em vertebrados e invertebrados, mamíferos, répteis, insetos, moluscos, anfíbios, aves, fungos...);
·         Identificar as diferentes cadeias alimentares na natureza;
·         Reconhecer o importante trabalho no campo científico realizado por Fritz Plaumann em Seara;

Conteúdos:
Ciências: Classificação dos grupos dos animais vertebrados e invertebrados, ecossistema, biodiversidade, biomas;
Português: Gênero textual científico, leitura e interpretação, produção de síntese,
Matemática: Análise dos dados do número de exemplares que Frits Plaumann, dados da biografia.

Sequência didática:
1-Revisão dos estudos sobre o tema através da escrita em itens no caderno;
2-Apresentação oral com slides;
3-Conteúdo para o caderno:
1.0 Animais invertebrados e vertebrados 
       Chamamos de invertebrados os animais que não possuem coluna vertebral nem crânio. São exemplos: as esponjas, as águas-vivas, os vermes causadores da esquistossomose (barriga-d’água), as lombrigas, os polvos, as minhocas, as formigas, e as estrelas-do-mar.
       Esses animais vivem em diferentes lugares, como em terra firme, na água doce e água salgada; e em regiões muito frias ou muito quentes. Eles somam mais de 95% das espécies que existem em todo o mundo, ou seja: quase todos os animais que existem no planeta são invertebrados.
       O número de patas nesse grupo varia bastante: há desde animais sem nenhuma àqueles que apresentam mais de cem patas. Quanto à locomoção, a maioria consegue ir de um lugar para o outro sem dificuldade, mas as esponjas do mar, por exemplo, depois de adultas, perdem os movimentos.

1.1 Invertebrados terrestres
Existe um grupo de invertebrados que se destaca bastante, já que é o que abriga o maior número de espécies, ou seja, aproximadamente um milhão: é o grupo dos artrópodes. Tais seres vivos possuem o corpo coberto por uma carapaça bem resistente, que confere proteção e maior facilidade para se movimentarem.
Alguns artrópodes são:
Camarões, lagostas, caranguejos, carrapatos, escorpiões, aranhas, piolhos-de-cobra, centopeias, moscas, pernilongos e pulgas,moscas, pernilongos e pulgas são de um grupo menor: o dos insetos. Outros insetos são: gafanhotos, baratas, formigas, abelhas e libélulas, insetos possuem um par de antenas, três pares de pernas e corpo dividido em cabeça, tórax e abdome.

Aracnídeos - Eles têm oito patas. Ex: aranha, escorpiões, ácaros.
Crustáceos - Eles possuem várias patas e muitas vezes apresentam garras. Ex: caranguejo.
Quilópode: - Elas têm muitas patas: podem chegar a cem! Ex: centopéias.
Moluscos- Eles possuem um corpo mole, com ou sem casca. Ex: caramujo, polvo, lula.
Anelídeos: animais que possuem anéis. Ex: minhoca.
Vermes - Eles têm o corpo mole, cilíndrico ou achatado.
      Compare a imagem do escorpião com a da formiga: quantas antenas você vê em cada um desses animais? E quantas patas? O escorpião não possui antenas, enquanto a formiga apresenta duas (um par). Esta possui seis patas (três pares); e aquele, oito (quatro pares). Assim, podemos dizer sem medo que a formiga é um inseto, mas o escorpião não!

1.2 Borboletas:
De corpo mole, com diversas estruturas sensoriais, e cobertas por escamas pigmentadas, estas criaturas aladas possuem peças bucais adaptadas para sugar o néctar de flores, auxiliando, neste ato, à polinização de tais estruturas reprodutivas. Flores vistosas, e com odor forte e adocicado, são as mais atrativas para elas.
As borboletas são diurnas; e passam por estágios bem definidos, até se tornarem adultas, quando são capazes de se reproduzir e completar seu ciclo de vida. São eles: ovo, larva, pupa, imago e adulto. Durante o período desses estágios, as borboletas podem apresentar colorações que, ecologicamente falando, se tornam muito importantes: coloração de aviso (ou aposematismo): cores fortes, geralmente em tons vermelhos, amarelos, laranjas e/ou pretos, anunciando a um futuro predador que possivelmente possuem veneno ou sabor ruim; cores miméticas: o indivíduo se apresenta semelhante a outro animal, potencialmente perigoso ou impalatável; e coloração críptica: coloração semelhante ao ambiente, permitindo sua camuflagem. As lagartas também podem apresentar pelos que causam irritação no corpo do predador, ao encostá-las, e também estruturas que eliminam odores tóxicos.
Em razão de tais peculiaridades, suas interações nas teias alimentares, e também por serem muito sensíveis a alterações ambientais, as borboletas são animais de grande interesse científico. Em muitos casos, sua presença ou ausência, em locais específicos, pode indicar a qualidade ambiental, sendo tal parâmetro um argumento viável para estabelecer estratégias de conservação naquela área.
As borboletas têm dois pares de asas cobertas de escamas e uma tromba que se desenrola para sugar o alimento.
São importantes polinizadores de diversas espécies de plantas.


Metamorfose

Inúmeros insetos passam pela metamorfose, antes de alcançarem a forma adulta. Ao sair do ovo, a larva quase não caminha.

Come muito, cresce. Depois se modifica, cria asas, vira adulto. Mas a mudança não se opera só na aparência externa do inseto: modificam-se também seus hábitos, o meio de vida, a alimentação.

É uma transformação global, que atinge toda a sua estrutura interna.

Assim se desenvolvem os insetos que sofrem metamorfose completa, isto é, os insetos holometábolos.

     Experimentando com os pés
Os insetos precisam do paladar para identificar o que é comida e o que lhes faz mal.
Muitos têm células sensíveis ao paladar localizadas em volta da boca e outros têm sensores nos pés que lhes permitem identificar a superfície onde estão.
Os sensores dos pés são cruciais para as borboletas, que precisam garantir o depósito dos ovos na planta correta para sua espécie.
A boca da borboleta não consegue provar e testar folhas, pois é adaptada apenas para alimentar-se de néctar e sumos.
Repare que elas têm uma “trombinha” no lugar da boca.
Quando encontram comida, desenrolam esta tromba e sugam o néctar.
Se você pegar uma borboleta e colocá-la sobre uma colher de água com açúcar e esperar ela desenrolar esta trombinha, aí pode soltar e andar pela casa com a borboleta na colher, pois ela só irá embora quando estiver satisfeita e isso pode demorar um pouco.
As lagartas da borboleta branca de repolho saem dos ovos e alimentam-se das folhas até estarem prontas para se transformar em borboletas.
As borboletas geralmente alimentam-se de néctar, mas suas larvas (as lagartas) comem folhas.
A lagarta que sai do ovo é muito pequena para procurar comida, por isso a mãe põe ovos numa planta adequada.
Ela testa as folhas “provando-as” com seus sensores nas pés e nas antenas.



Sem perca de tempo
A borboleta Helíconius macho não perde tempo, acasala com a fêmea assim que ela sai do casulo, quando ainda está com as asas amassadas das crisálidas.
Durante o acasalamento, a borboleta Helíconiusmacho transmite um odor para a fêmea que faz com que ela cheire como os machos, afastando outros pretendentes.
As fêmeas armazenam essa secreção por três meses, sugerindo que o fato de não estarem atraentes possa lhes trazer vantagem.
Talvez as livre das atenções dos machos, deixando-as livres para gastar mais tempo se alimentando e desempenhando sua função de botar ovos.


4-Trabalho com o texto:
A borboleta
A borboleta é o mais belo dos insetos.  As borboletas voam de flor em flor, bebendo seu líquido doce, o néctar.  Ao mesmo tempo, ajudam as flores a se transformar em frutos, porque carregam pólen de uma flor à outra.
As borboletas botam os ovos que se transformam em lagartas. As lagartas comem folhas e trocam de pele várias vezes e ficam de cabeça para baixo, depois se transformam em casulos ou pupas.  Uma ou duas semanas depois, o casulo se abre e sai uma linda borboleta.
Algumas espécies vivem apenas algumas semanas, outras chegam a viver quase um ano.

a) As borboletas são insetos que
(  )  nascem  direto  do  ovo
(  )  nascem  do  casulo
(  )  nascem  dentro  da  lagarta

b) As borboletas se alimentam
(  ) do  néctar  das  flores
(  )  da  água  parada  das  flores
(  )  das  pétalas  das  flores

c) As borboletas ajudam as flores a se transformarem em frutos por que
(  )  moram  dentro  dos  frutos
(  )  se  alimentam  do  pólen
(  )  carregam  o  pólen


5- Produções diversas baseado nos estudos dos textos em grupos:
a)      Texto científico (síntese dos textos);
b)      Reportagem (relacionar o tema borboletas com a preservação ambiental e seu importante papel polinizador na natureza);
c)      História em quadrinhos (metamorfose da borboleta);
d)     Poesia (sobre dados literários);

6-Assistir ao vídeo “Histórico Fritz Plaumann”;

7- Produção da Biografia de Frits Plaumann.

8- Releitura do cientista Frits Plaumann;

9-Atividade de leitura e apresentação oral a partir da coleção: Mundo Incrível:
a)Insetos;
b)Os macacos;
c)Animais de couraça;
d)As aves;
e)Os besouros;
f)Os filhotes;
g)Aves tropicais;
h)Cães e lobos;

10-Exposição oral dos grupos de estudos dos livros;

11-Produção de acróstico com as palavras: animais vertebrados e invertebrados.

12-Produção com ilustrações dos grupos dos animais vertebrados e invertebrados;

13- Produção das Curiosidades sobre os Insetos;

14-Atividades de interpretação do texto no caderno:
a)O que são animais invertebrados e vertebrados?
b)Escreva algumas características das borboletas.
c)O que é metamorfose?
d)Quais são as fases da vida de uma borboleta?
e)Explique as fases da vida de uma borboleta?
f)Quem foi Frits Plaumann? Escreva sobre sua vida.
g) Qual a principal contribuição das borboletas para a natureza?
h)Quais são os grupos dos animais invertebrados? Escreva um exemplo de animal de cada grupo.

15-Visita ao museu Fritz Plaumann em Seara.




2.0 Animais vertebrados
      Um dos componentes do esqueleto é a coluna vertebral. Por esse motivo é que animais que possuem essa estrutura, formada por ossos ou por cartilagem, são chamados de vertebrados.
      Quase todos os vetebrados possuem a coluna vertebral. Ela ajuda na sustentação do corpo e protege a medula espinhal. Ela é formada por ossos de tamanho pequeno: as vértebras. A maioria dos seres humanos possui 33 vértebras. O crânio, outro componente do esqueleto, protege o cérebro desses seres vivos, e dá formato à cabeça. Todos os vertebrados possuem crânio.
      Coluna e crânio formam o chamado esqueleto axial. A cauda e, além dela, a caixa torácica, formada pelas costelas, também fazem parte dele. A caixa torácica protege alguns dos órgãos que se encontram dentro do corpo, tais como o coração e o pulmão.
      Já os ossos e cartilagens que formam as nadadeiras, asas, braços e pernas representam o esqueleto apendicular.
     Graças a tais estruturas, os vertebrados puderam apresentar tamanho corporal maior. Eles passaram também a ter órgãos importantes mais bem protegidos.
      Existem mais de 50 mil espécies de vertebrados em todo o mundo. Esses animais vivem nos mais diversos ambientes, como o aquático de água doce e de água salgada, terrestre e até mesmo aéreo. Podem ser avistados em florestas, desertos, em regiões muito geladas ou até naquelas muito quentes, como desertos.
     Abaixo, alguns exemplos:
- Peixes: Sua pele é coberta de escamas. Eles respiram dentro da água. Ex: peixes-bruxas, lampreias, arraias, peixes-palhaço, paulistinhas, barracudas, cavalos-marinhos e tubarões;
- Anfíbios: Eles têm a pele lisa e úmida, sem pelos, nem plumas, nem escamas. Ex: sapos, rãs, pererecas e cobras-cegas;
- Répteis: Sua pele é coberta de escamas. Ex: cobras-de-duas-cabeças, serpentes, lagartos, tartarugas e jacarés;
- Aves: Elas são cobertas de penas. Possuem patas e asas. Ex: pinguins, joões-de-barro, emas, beija-flores e galinhas;
- Mamíferos: Sua pele é coberta de pelos. A fêmea alimenta os filhotes com o leite de suas mamas. Ex:baleias, cachorros, macacos e seres humanos.
Atividades de interpretação do texto no caderno:
a)O que são animais vertebrados?
b)Quais são os grupos dos vertebrados?
c)Explique os grupos dos invertebrados e dê um exemplo de animal de cada grupo. 








Avaliação:
A avaliação é um processo constante que ocorreu em todos os momentos do desenvolvimento das atividades, de modo individual ou coletivo.
Foi um trabalho qualitativo que possibilitou a interação dos grupos e ampliação dos conhecimentos sobre o tema, além de possibilitar a visualização da exposição de insetos no museu Fritz Plaumann em Seara.

Secretaria Municipal de Educação e Cultura
Escola Centro Educacional de Ensino de 1º Grau
Relatório das atividades relativas à visita ao Museu Fritz Plaumann
5º ano - 2015
Professora Gracieli Gubert Mores

Historicamente o homem retira da natureza toda a matéria-prima necessária para a sua subsistência. Porém, o uso desordenado trouxe conseqüências negativas pois o planeta precisa que o ser humano pense quais são as suas reais necessidades e o que possa fazer para preservar a natureza. Ambientalistas reforçam que o planeta precisa de socorro e os ideais de sustentabilidade vêm à tona.
Ser sustentável significa procurar ações de preservação sem destruir os recursos naturais, mas sim retirar o que precisa de modo equilibrado para que o mesmo se renove e continue oferecendo seus benefícios.
O trabalho do tema meio ambiente como tema transversal sempre esteve presente na prática pedagógica cotidiana com o desenvolvimento de diversos projetos ambientais. Desta forma o currículo contempla nas diversas áreas o estudo sobre os elementos da natureza (água, ar, solo, vegetação, relevo, clima, animais...) para que os alunos compreendam a relação recíproca entre eles e conseqüentemente a preservação dos recursos naturais, em busca de ações em prol da sustentabilidade.
O trabalho realizado com os alunos do 5º ano partiu do pressuposto dos estudos dos animais, sua classificação (animais vertebrados e invertebrados), e dentro destes suas subdivisões. Os insetos também foram tema de estudos de pesquisa, leitura, produção de cartazes, textos científicos, literários, apresentações orais e escritas.
Diante disso as borboletas também foram tema de estudo: sua classificação, nome científico, principais funções na natureza, metamorfose, reprodução, entre outras curiosidades. O cientista Fritz Plaumann, foi um grande estudioso dos insetos e especialmente das borboletas, veio da Alemanha, instalou sua moradia em Seara e durante muitos anos sendo considerado um trabalho de muita importância para o mundo científico, pois encontrou cerca de 80 mil exemplares, sendo que 17 mil eram de diferentes espécies de insetos e 1500 desconhecidos da ciência.
Este trabalho foi qualitativo e quantitativo, pois ampliou os saberes sobre o tema em estudo, não somente sobre os insetos, mas dos demais animais, bem como a vida da natureza, os ecossistemas e a biodiversidade.






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