Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra.
Anísio Teixeira

A partir da Lenda do Girassol...

Para o desenvolvimento de diversas atividades, o eixo principal foi a lenda abaixo:






Lenda do Girassol
Dizem que existia no céu uma estrelinha tão apaixonada pelo Sol que era a primeira a aparecer de tardinha, antes que ele se escondesse.
E toda vez que o Sol se punha ela chorava lágrimas de chuva.
A Lua falava com a estrelinha que assim não podia ser. Que a estrela nasceu para brilhar à noite e que não tinha sentido esse amor.
Mas a estrelinha amava cada raio de sol como se fosse a única luz de sua vida. Esquecia até sua própria luzinha.
Um dia ela foi falar com o Rei dos Ventos para pedir a sua ajuda, pois queria ficar olhando o Sol, sentindo o seu calor eternamente.
O Rei dos Ventos disse que seu sonho era impossível, a não ser que ela abandonasse o céu e fosse morar na Terra, deixando de ser estrela.
A estrelinha não pensou duas vezes: virou uma estrela cadente e caiu na Terra em forma de semente.
O Rei dos Ventos plantou esta sementinha com muito carinho e regou com as mais lindas chuvas. A sementinha virou planta. As suas pétalas foram se abrindo, girando devagarinho, seguindo o giro do Sol no Céu.
É por isso que os girassóis até hoje explodem seu amor em lindas pétalas amarelas.

Primeiramente, as crianças ouviram a lenda, contada por mim, professora. Em seguida tiveram o desafio de reescrevê-la com suas palavras. Nesse caso trabalhou-se a produção textual. Além disso, foi conversado com as crianças sobre o conceito que as mesmas tinham de lenda, abrangendo também os demais tipos de textos que existem.

Em seguida, divididos em grupos, eles tiveram que representar, com palitoches, confeccionados por eles, a lenda. Abaixo, algumas fotos dos grupos:



Grupo 1:Julian, Patrick, Uriel, Gabriel A e Joana.


Grupo 2:Ruan, Marcos, Edson, Diogo, Karen e Gabriel S.


Grupo 3: Ricardo, André, Lucas A, Lucas G e João.


Tendo como base o girassol, trabalhamos as partes das plantas. Para compreender como ocorre o ciclo da água na natureza, confeccionamos um terrário.


Como o texto falava também sobre lua e estrelas, foi possível estudar a partir dele os movimentos da terra. Ao citar as quatro estações, desenvolvi um plano de aula em cima do artista Van Gogh, que será colocado na próxima postagem.


Essas foram algumas atividades feitas a partir do texto citado.


Postado por Profe Claudia/ 3 e 4 ano Vespertino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário