Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra.
Anísio Teixeira

TEMA: MINHA LOCALIZAÇÃO NO MUNDO

SUB TEMA: EU NA COPA DO MUNDO

OBJETIVO:
  • Desenvolver a localização espacial no aluno procurando a interligação deste conteúdo com o tema da copa do mundo de 2010.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

A Escola Centro Educacional do Ensino de 1° Grau, nos meses de Junho e Julho de 2.010 entá realizando atividades escolares com o tema Copa do Mundo, por se tratar de um grande evento que envolve países do mundo inteiro, inclusive o Brasil, já que o futebol é uma atividade esportiva muito praticada em nossa região, e apreciada pelas nossas crianças.
Diante disto, as turmas de 2°, 3° e 4° ano matutino da Escola Centro Educacional de Ensino de 1° Grau, em conjunto com as professoras Marli Franck e Diones Dal Pivo da Silva,estão envolvidas em atividades correspondentes a copa do mundo, interligando este, com a grade curricular da escola, estabelecida no Projeto politíco Pedagógico.
Sendo assim, como este ano o país da Africa do Sul está sediando a copa do mundo de 2.010, as turmas construíram painés representando a localização geográfica de cada continente, destacando assim, o continente Americano, onde nós estamos e o continente Africano, bem como os países que participam da copa.
Para melhor compreensão dos alunos, primeiramente destacou-se o projeto: Eu Criança, e os alunos puderam perceber que EU faço parte de uma família, a minha família constitui a comunidade, a minha comunidade ajuda formar o município, os municípios formam os estados, os estados juntos, formam o país, e os países formam os continentes que constitui o nosso Planeta Terra.
Com a turma do 4° ano matutino está sendo desenvolvido atividades que venham a garantir que os alunos compreendam a distância de um lugar e outro, as diferenças entre os fusos horários, o Brasil, suas regiões e estados, a história do continente Africano tão importante para a história da humanidade, a cultura dos africanos e o que esta nos influenciou e continua influenciando a cultura brasileira.
Já com as turmas de 2° e 3° ano matutino, além da localização geográfica, é desenvolvido atividades correspondentes, a história da Copa do Mundo, linha de tempo, análise de gráficos, história da Africa, e para melhor compreensão deste trabalho iniciou-se com a atividades relacionadas com a identidade de cada aluno, a sua história através da linha de tempo, a história do seu município, seguindo para o seu estado e país, de uma maneira interdisciplinar e contextualizada.
Neste sentido, as atividades terão continuidade no decorrer da copa e posterior, de acordo com necesidades de ensino aprendizagem dos alunos.
Professoras Marli Franck e Diones da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário