Atividades
Jogos interséries
·
·
A turma do 2º ano matutino, orientados pela professora regente Juliete
Zimmer Frigo, realizou atividades com os seguintes objetivos:
·
· Identificar os estados físicos da água;
·
· Compreender o ciclo da água na natureza (fenômenos naturais);
·
· Identificar e nomear as principais formas de relevo;
·
· Reconhecer o relevo de Presidente Castello Branco;
·
· Confeccionar maquete unindo o ciclo da água as formas de relevo;
·
· Realizar experimento simulando a erupção vulcânica;
·
·
Confira alguns dos momentos:
Maquete
Alunos realizando explicação
Experiência simulando a erupção vulcânica
Em comemoração ao dia das crianças, na tarde do dia 04 de outubro, aconteceu jogos interséries na Escola Municipal Imigra, com os alunos da Rede Municipal. Foi um momento de interação, aprendizagem e alegria entre os alunos e professoras.
Construção do terrário
Atividade de construção do terrário com análise e observação do nosso ecossistema, realizada com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, com as professoras Diones e Marli.
Objetivos:
Sensibilizar os alunos para a preservação do nosso meio ambiente;
Valorizar o ambiente natural;
Desenvolver o conhecimento científico do meio em que nós vivemos;
Folclore
Contação da lenda do Lobisomem para as crianças do Pré II, 2º e 3º ano.
Atividades de Educação Física
Nome da atividade: Pega a Bola (garrafa)
Atividade desenvolvida nas aulas de Educação Física, com a professora Gisele Radin, na turma do 1º ano, onde se tem como objetivo da atividade é trabalhar as habilidades como coordenação motora, agilidade, atenção, velocidade, raciocínio, estruturar movimentos que requeiram a coordenação geral reconhecer o corpo no seu todo e diferenciar cada uma de suas partes por meio do movimento.
Nome da atividade: Corrida estratégica
Atividade desenvolvida nas aulas de Educação Física, com a professora Gisele Radin, nas turmas de 1º e 4º ano, onde se tem como objetivo da atividade trabalhar as habilidades como coordenação motora ampla, força, resistência, lateralidade, agilidade, noção de espaço temporal. Desenvolvimento assim as habilidades de utilização dos movimentos como instrumento de comunicação e expressão, melhorando o desempenho dos alunos na execução de atividades.
Regimento Escolar
As turmas do 1º ao 5º ano receberam explicação sobre o regimento escolar com a coordenadora pedagógica Clauci Zanesco.
O regimento escolar é um conjunto de regras que definem a organização administrativa, didática, pedagógica, disciplinar da instituição, estabelecendo normas que deverão ser seguidas para na sua elaboração, como, por exemplo, os direitos e deveres de todos que convivem no ambiente. Emanuelle Oliveira.
Feliz Páscoa
Foram desenvolvidas atividades com o tema páscoa:
Construção de um mural:
Confecção de uma árvore da páscoa:
Caça aos ovos/ cesta: Foram escondidas cartas pela escola com indicações de onde estariam as cestinhas.
Que a alegria da Páscoa invada o seu coração e o daqueles a quem ama, irradiando luz para iluminar e fazer brilhar o mundo em que vivemos, enchendo-o de amor, saúde e paz.
Dia da Água
As professoras realizaram atividades referentes ao dia da água com os alunos, para que refletissem sobre a importância da água para a vida e compreendessem que a água é um recurso escasso no planeta e que o uso irresponsável desse recurso pode prejudicar a sobrevivência dos seres vivos.









Prefeitura Municipal de Presidente Castello Branco
Rede Municipal de Ensino
Escolas: Centro Educacional de Ensino de 1º Grau
Ensino Fundamental
Disciplina:Artes
Tema: Autorretrato
Tempo estimado: 2 aulas
Objetivos:
- Despertar o interesse dos alunos pela
atividade de fazer arte e cria-la;
- Despertar a independência e autonomia ao
realizar as atividades;
- Respeitar às diversidades;
- Desenvolver uma imagem positiva de si
(independência e confiança);
- Descobrir e conhecer progressivamente
seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites (hábitos de cuidado
com a saúde e o bem-estar);
- Estabelecer e ampliar as relações
sociais (atitudes de ajuda e colaboração);
- Brincar, expressando emoções,
sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
- Desenvolver e utilizar suas diferentes
linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita);
- Conhecer manifestações culturais
demonstrando interesse, respeito e participação, valorizando a diversidade;
- Observar detalhes de um retrato e de um
autorretrato descobrindo semelhanças e diferenças.
- Produzir retratos e
autorretratos;
- Conhecer um pouco da
vida e obra de alguns pintores que pintaram seu autorretrato: Tarsila do
Amaral, Pablo Picasso e Van Gogh.
Metodologia e estratégias de
ensino
1ª aula
Iniciar
a aula lendo uma história “ Eu, obra-prima de Deus” de Iliana Willing.
Conversar
sobre o livro, qual o tema central...comentar os cuidados com o nosso corpo.
Conversar
um pouco sobre como o corpo foi visto nas artes ao longo dos anos. Muitos
artistas gostavam de retratar pessoas em suas obras, seus próprios rostos –
conhecidas como autorretrato. Passar no caderno o que é retrato e autorretrato.
Mostrar
por meio de slides alguns exemplos de autorretratos de artistas famosos.
Destacar
as emoções que os artistas representam em suas obras. Observando cada uma das
obras podemos destacar que estão tristes, felizes, chateados...
Apresentar
o artista Van Gogh
(biografia)
livro...
Propor
a criação de uma leitura dessa obra. Depois de observar os detalhes passar para
o papel as perguntas sobre esta obra....
_
Observe o homem.
_ Qual a sua posição?
_ Para onde está olhando?
_ Como são suas sobrancelhas?
_ Como são os seus olhos?
_ Como é o seu cabelo?
_ Que partes do corpo podemos ver?
_ Como é a sua pele?
_ Existe algo atrás da pessoa?
Em
Duplas, farão o retrato do colega, um de frente para o outro. Primeiramente
observar as características do colega e depois fazer o desenho.
No
fim da aula a professora tirará uma foto de cada aluno, que usaremos na próxima
aula para fazer seus autorretratos.
2ª aula
Com
a foto, cada aluno observará suas características e depois fará o seu
autorretrato buscando chegar o mais próximo de suas características.
1º ano
2º ano
Prefeitura Municipal de Presidente
Castello Branco
Rede Municipal de Ensino
Escolas: Centro Educacional de
Ensino de 1º Grau e Escolas do Campo
Ensino Fundamental
Disciplina: Educação Física
Professora: Edinéia Aparecida Zeni
Lazzarotto
Sequência Didática
16/11/2015 – 23/11/2015
Área do Conhecimento/
Disciplina: Movimento/Educação Física
Conteúdo/Tema:
Afro-descendência,
diversidade, diferenças, jogos africanos, coordenação motora fina, raciocínio
lógico, estratégia.
Tempo
Estimado: 4 aulas
Objetivos:
Ø Trabalhar
o tema Afro-descendência utilizando como material de apoio a história: Menina
Bonita do Laço de Fita.
Ø Realizar
a contação da história de forma diferenciada.
Ø Conhecer
alguns Jogos de origem Africana.
Ø Relembrar
as regras e praticar o Jogo Mancala.
Ø Conhecer
as regras e praticar o Jogo Shisima.
Ø Conhecer
e praticar as brincadeiras africanas propostas.
Materiais Utilizados: Maquete/cenário
e personagens no palito para a contação da história, rouipa do coelho e da
menina bonita, notebook e caixas de som, tabuleiro e sementes do jogo mancala,
tabuleiro e peças do jogo shisima, giz, jornal, corda e fita de tnt.
Descrição
das Atividades
1ª Aula – 16/11/2015 –
Segunda-feira
Contação da História: Menina Bonita
do Laço de Fita
Ø Este
trabalho será desenvolvido juntamente com a professora Dauana (Professora
regente da Turma do 1º ano).
Ø A
história será contada e as professoras (vestidas de coelho e de menina bonita) farão
a encenação com os personagens no palito.
Ø Depois
da história, cada professora irá trabalhar o tema com a turma, de acordo com as
especificidades de cada disciplina.
2ª Aula – 18/11/2015 –
Quarta-feira
Relembrar as regras e
trabalhar com o Jogo Mancala.
Ø Discussão
das regras.
1. Distribuem-se 4
sementes em cada uma das 12 cavidades (exceto nos mancalas).
2. O território de cada
jogador é formado pelas 6 casas da fileira à sua frente, acrescido do mancala à
direita (somente utilizado pelo proprietário).
3. O jogador pega todas
as sementes de uma de suas casas e distribui uma a uma nas casas subseqüentes,
em sentido anti-horário.
4. O jogador deverá
colocar uma semente em seu mancala toda vez que passar por ele e continuar a
distribuição, sem colocar, no entanto, nenhuma semente no mancala adversário.
5. Todas as vezes que a
última semente “parar” numa casa vazia pertencente ao jogador, ele pode “comer”
todas as sementes que estiverem na casa adversária em frente, colocando-as no
seu mancala.
6. Ao terminar a
distribuição das sementes (“semeadura”), o jogador passa a vez, exceto quando a
última semente distribuída for colocada no seu próprio mancala. Nesse caso, ele
deve jogar de novo, escolhendo uma nova casa (do seu próprio campo) para
esvaziar.
7. O jogo termina quando
todas as casas de um dos lados estiverem vazias e o jogador da vez não tiver
mais nenhuma casa com um número suficiente para alcançar o outro lado.
8. Vence quem tiver maior
número de sementes em seu mancala (as sementes restantes no tabuleiro não
entram na contagem).
Ø Jogo
em duplas.
3ª Aula – 20/11/2015 –
Sexta-feira
Ø Conhecer as regras e praticar o
Jogo Shisima
SHISIMA
HISTÓRICO: As crianças do país africano Quênia
jogam um jogo de três alinhado chamado Shisima. Na lingua tiriki, a palavra
shisima quer dizer "extensão de água". Eles chamam as peças de
imbalabavali, ou pulgas d'água. As pulgas d'água se movimentam tão rapidamente
na água que é difícil acompanhá-las com os olhos. É com essa mesma velocidade
que os jogadores de Shisima mexem as peças no tabuleiro. As crianças do Quênia
desenham o tabuleiro na areia e jogam com tampinhas de garrafa.
MATERIAL: Tabuleiro e 6 peças/marcadores (3 de
cada cor)
OBJETIVO: Colocar três peças em linha reta.
REGRAS:
1. Coloque as peças no tabuleiro, três de cada lado.
2. Um jogador, de cada vez, mexe uma de suas peças na linha até o próximo ponto vazio, seguem-se revezando-se.
3. Não é permitido saltar-se por cima de uma peça.
4. Cada jogador tenta colocar as suas três peças em linha reta.
5. O primeiro a colocar as três peças em linha reta ganha o jogo.
6. Se repetir o mesmo movimento três vezes, a partida termina empatada e começa o jogo novamente.
7. Os jogadores devem-se revezar para iniciar o jogo.
1. Coloque as peças no tabuleiro, três de cada lado.
2. Um jogador, de cada vez, mexe uma de suas peças na linha até o próximo ponto vazio, seguem-se revezando-se.
3. Não é permitido saltar-se por cima de uma peça.
4. Cada jogador tenta colocar as suas três peças em linha reta.
5. O primeiro a colocar as três peças em linha reta ganha o jogo.
6. Se repetir o mesmo movimento três vezes, a partida termina empatada e começa o jogo novamente.
7. Os jogadores devem-se revezar para iniciar o jogo.
Posição das
peças: Início do Jogo Posição
das peças: Fim do Jogo
Ø Jogo
em duplas.
4ª Aula – 23/11/2015 –
Segunda-feira
Brincadeiras na Quadra
Labirinto (Moçambique)
A brincadeira do Labirinto (Figura 2) é
originária de Moçambique e possui uma dinâmica simples e interessante. Para
começar é preciso que se faça um desenho do labirinto no chão (a). Os jogadores
iniciam o jogo na primeira extremidade do desenho (b). Para seguir em frente
tira-se par ou ímpar repetidas vezes. Toda vez que um jogador ganhar ele segue
para a extremidade à frente. O jogador que chegar na última extremidade
primeiro (d), vence a partida. Sugestões de variação: - Ao invés de
tirar par ou ímpar para seguir em frente os jogadores poderão utilizar o pedra,
papel e tesoura. - Pode-se jogador com mais de duas crianças, mas para isso é
preciso mudar a disputa de par ou ímpar para adedanha.

Escravos de Jó

Escravos de Jó jogavam caxangá (os jogadores vão passando as pedras um para o outro do lado direito, de forma que cada jogador fique sempre com uma pedrinha só)
Tira, (cada um levanta a bola que está em suas mãos)
põe, (colocam a bola de novo no chão)
deixa ficar (apontam com o dedo para a bola no chão)
Guerreiros com guerreiros (voltam a passar a bola para a direita)
fazem zigue, (colocam a bola na frente do jogador à direita, mas não soltam)
zigue, (colocam a bola à frente do jogador à esquerda, mas não soltam)
zá (colocam a bola à frente do jogador à direita novamente)
Dicas: faça a mesma coreografia com os participantes em pé; no lugar da bola de jornal, eles devem usar os próprios pés, saltando pelos bambolês.
Catando
sementes
Avaliação:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Imagens das brincadeiras realizadas nas aulas
ESCOLA CENTRO EDUCACIONAL DE ENSINO DE 1º GRAU
Sequência Didática/Tema:
Diversidade étnica cultural a partir da História literária - “Menina bonita do laço de
fita”.
Apresentação do teatro
Menina Bonita do Laço de Fita. Os alunos foram convidados a assistir e
participar da apresentação teatral feita pelas professoras Gracieli Mores,
Marli Franck e Alessandra P Resmini.
Sequência
Didática – Diversidade
étnica cultural a partir da História literária - “Menina bonita do laço de fita”.
Alessandra Parizotto Resmini
Conteúdo: expressão
corporal e oral
Tema:
Menina bonita do Laço de fita
Tempo estimado: 2 aulas
Objetivos:
·
Levar ao aluno à valorização do ser humano,
ajudando-os na reflexão, quanto a semelhanças e diferenças;
·
Expressar-se oral/corporalmente;
·
Conhecer a biografia e as obras de Tarsila do
Amaral;
·
Realizar uma leitura e releitura da obra A
Negra;
·
Desenvolver e potencializar a criatividade;
Metodologia e estratégias de
ensino
1ª aula
Uma
equipe de professoras apresentará aos alunos a peça teatral Menina Bonita do
laço de fita.
Os
alunos serão organizados para assistirem a peça.
Peça de
Teatro: Menina Bonita do Laço de Fita
Título da peça: Menina bonita do laço de fita
Cenário: simular dois ambientes distintos (a casa do coelho e da vizinha - a menina do lacinho). Colocar uma cadeira em cada ambiente.
Personagens: Menina bonita do laço de fita; A Mãe da menina; menino vestido de coelho branco; menina vestida de coelha preta (futura esposa do coelho branco e sonhador); 4 coelhinhos nas cores: branco, branco malhado de preto, preto malhado de branco e uma coelhinha bem pretinha (filhotes do casal de coelho).
Material: duas cadeiras; foto de uma avó preta; roupas para caracterizar os personagens(peruca, orelhas de coelho), térmica, xícara, almofadas, uma mesinha, balde para tinta, galho para ser jabuticaba.
Narrador dá início, com voz de contador de histórias, dizendo: Era uma vez uma menina linda, linda. Seus olhos pareciam duas azeitonas pretas, daquelas bem brilhantes, cabelos enroladinhos e negros, de pele escura e lustrosa, que nem pelo de pantera negra na chuva.
Ainda por cima, sua mãe gostava de fazer trancinhas no cabelo dela e enfeitar com laços de fita coloridas. Ela ficava parecendo uma princesa das terras da África, ou uma fada do Reino do Luar. Vizinho a sua casa morava um coelho bem branquinho, com olhos vermelhos e focinho nervoso sempre tremelicando. O coelho achava a menina a pessoa mais linda que ele já tinha visto na vida. E pensava:
Entra o Coelho. Senta-se com ar pensativo
e sonhador. Olha como se a menina estivesse na janela da casa ao
lado. Diz:
-
Ah, quando eu casar quero ter uma filha pretinha e linda que nem ela...
Narrador:
Por isso, um dia ele foi até a casa da menina e perguntou:
Coelho se levanta e se dirige para a menina:
- Menina bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?
- Menina bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?
Narrador: a menina não sabia e inventou.
Menina: ah,
deve ser porque eu caí na tinta preta quando era pequenina...
Narrador:
o coelho saiu dali, procurou uma lata de tinta preta .........e
tomou banho nela. Ficou bem negro, todo contente.
Coelho:
Deu certo menina bonita...estou pretinho...pretinho.
Narrador: Mas
aí veio uma chuva...(colocar barulho de chuva) e a tinta
saiu toda, deixando-o branquinho de novo. Então ele voltou até a
menina e perguntou outra vez:
Coelho que havia saído, retorna e diz:
- menina bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?
- menina bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?
Menina: ah,
deve ser porque tomei muito café.
Coelho sentado em uma mesa com uma térmica e
xícaras
Narrador: o
coelho saiu e tomou muito café......... e passou a noite fazendo xixi.(barulho de água) E foi atrás da menina
de novo e perguntou:
Coelho retorna de traz do pano
Coelho retorna e diz:
- menina bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha.
- menina bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha.
Menina: ah,
comi muita jabuticaba.
Narrador: o
coelho saiu e foi comer jabuticaba, não ficou preto só conseguiu fazer
muito cocozinho preto.(barulho de
descarga) Alguns dias depois o coelho voltou e perguntou:
Coelho:
- menina bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha.
Narrador: A
menina não sabia e... Já ia inventando outra coisa, uma história de
feijoada. Mas, sua mãe, uma mulata linda e risonha, resolveu se meter e disse:
Mãe: -
Artes de uma avó preta que ela tinha...se quiser que seus filhos
nasçam pretinhos precisa achar uma namorada bem pretinha.
Narrador: aí
o coelho, que era bobinho, mas nem tanto, viu que a mãe da menina devia estar
dizendo a verdade, porque a gente se parece sempre com os
nossos pais, tios, avós e até com os parentes tortos. E se ele queria
ter uma filha pretinha e linda que nem a menina teria que procurar uma coelha
preta para casar. Mas não precisou procurar muito. Logo encontrou
uma coelhinha escura como a noite, que achava aquele coelho branco, uma
gracinha.
Entram o coelho branco e a coelha escura. Encenam uma paquera e um namorico.
Narrador prossegue:
- Foram namorando, casando e tiveram uma ninhada de filhotes, que coelho quando desanda a ter filhote não para mais! Tinha coelhos de todas as cores: branco, branco malhado de preto, preto malhado de branco e até uma coelha bem pretinha, que se tornou afilhada da tal menina bonita que morava na casa ao lado.
Neste momento, entram os coelhinhos filhotes.
E quando a coelhinha saía de laço colorido no pescoço sempre
encontrava alguém que perguntava:
-
Coelha bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?
E
ela respondia:
Coelha: conselhos da mãe da minha madrinha...
2ª aula
1° Momento: Biografia Tarsila do Amaral
Ler para os alunos um livro “Tarsila do
Amaral a primeira dama da arte brasileira.” Nesta leitura os alunos conhecerão
a história da artista e algumas obras mais conhecidas.
Apresentar aos alunos a obra “A Negra”

Texto sobre a obra para conhecimento do
professor
Tarsila do Amaral pintou a tela “A Negra”
quando estudava em Paris. A artista buscou mostrar em sua arte um ambiente tipicamente tropical do Brasil, fato este facilmente
identificável através da gigantesca folha
da bananeira em diagonal semi curvada que se
entrelaça a figura da negra.
A figura sentada, de braços cruzados e pernas grossas e toscas, tem uma aparência imóvel, como de uma imagem estática que a memória traz de volta do passado. O olhar triste parece invocar a tristeza, a melancolia e o pessimismo; fatores dos quais muitos negros vieram a morrer. Na época recebia o nome de Banzo; hoje é a conhecida “depressão”.
Em A Negra temos elementos cubistas no fundo da tela e ela também é considerada antecessora da Antropofagia na pintura de Tarsila. Essa negra de seios grandes, fez parte da infância de Tarsila, pois seu pai era um grande fazendeiro, e as negras, geralmente filhas de escravos, eram as amas-secas, espécies de babás que cuidavam das crianças.
Partindo-se dessa relação texto e contexto, a tela ―A Negra , de Tarsila do Amaral, está associada ao fato de que no período da escravidão, as negras africanas eram exploradas de todas as formas, inclusive como “amas de leite” dos filhos dos patrões.
Na interpretação da tela de Tarsila, através das pernas cruzadas da negra é possível depreender que a mesma possa estar protegendo-se contra a agressão física de seus senhores, contra o abuso sexual que sofria dentro da casa grande, fechando o sexo. Era comum os senhores engravidarem as mucamas na mesma época que engravidavam suas esposas, para que estas amamentassem seus filhos ,portanto a pintura em si denuncia a condição dos negros na sociedade da época, o enorme seio sugere ser a mulher "ama-de-leite”, que muitas vezes tinha o próprio filho vendido para que pudesse amamentar o filho e/ou filha de seu dono ;as pernas cruzadas sugere a mulher se protegendo, fechada ao sexo, visto que as "mucamas “muitas vezes tinham de "servir" aos seus "donos".
A figura sentada, de braços cruzados e pernas grossas e toscas, tem uma aparência imóvel, como de uma imagem estática que a memória traz de volta do passado. O olhar triste parece invocar a tristeza, a melancolia e o pessimismo; fatores dos quais muitos negros vieram a morrer. Na época recebia o nome de Banzo; hoje é a conhecida “depressão”.
Em A Negra temos elementos cubistas no fundo da tela e ela também é considerada antecessora da Antropofagia na pintura de Tarsila. Essa negra de seios grandes, fez parte da infância de Tarsila, pois seu pai era um grande fazendeiro, e as negras, geralmente filhas de escravos, eram as amas-secas, espécies de babás que cuidavam das crianças.
Partindo-se dessa relação texto e contexto, a tela ―A Negra , de Tarsila do Amaral, está associada ao fato de que no período da escravidão, as negras africanas eram exploradas de todas as formas, inclusive como “amas de leite” dos filhos dos patrões.
Na interpretação da tela de Tarsila, através das pernas cruzadas da negra é possível depreender que a mesma possa estar protegendo-se contra a agressão física de seus senhores, contra o abuso sexual que sofria dentro da casa grande, fechando o sexo. Era comum os senhores engravidarem as mucamas na mesma época que engravidavam suas esposas, para que estas amamentassem seus filhos ,portanto a pintura em si denuncia a condição dos negros na sociedade da época, o enorme seio sugere ser a mulher "ama-de-leite”, que muitas vezes tinha o próprio filho vendido para que pudesse amamentar o filho e/ou filha de seu dono ;as pernas cruzadas sugere a mulher se protegendo, fechada ao sexo, visto que as "mucamas “muitas vezes tinham de "servir" aos seus "donos".
2°
Momento: O professor explica para
as crianças que essa obra é de Tarsila do Amaral e que elas irão realizar uma
releitura desta obra, portanto precisam observar e apreciar a
imagem. Assim, será feita uma leitura da imagem com os
questionamentos:
O
que estão vendo?
Como
é essa “pessoa”?
O
que ela está fazendo?
Como
é a sua posição?
Como
são as suas características (a cor da pele, os olhos, a boca, o corpo, etc)?
O
tamanho da cabeça e do corpo é do tamanho de uma pessoa humana?
Ela
parece com alguma outra obra de arte de Tarsila?
Como
a personagem parece está se sentindo? Em que lugar está?
Como
são as linhas e as formas da figura e do fundo?
3° Momento:
Propor aos alunos a releitura da obra A Negra. Os
alunos criaram novas obras a partir da obra da artista Tarsila do Amaral. Os
alunos que preferirem podem reproduzir a obra.
Material utilizado
Papel A4
Lápis
colorido
Materiais
para o teatro
Rádio
Multimídia
Obra
A negra
Avaliação
Os
alunos serão avaliados durante todas as aulas valorizando seus conhecimentos
prévios sobre os conteúdos. No processo de criação de seus desenhos.
ESCOLA CENTRO EDUCACIONAL DE ENSINO DE 1º GRAU
Sequência
Didática/Tema: Diversidade étnica cultural a partir da História literária - “Menina
bonita do laço de fita”.
5º
ano
Professora
Gracieli Gubert Mores
Objetivos:
·
Perceber as diferenças e semelhanças entre si e seus colegas;
·
Valorizar
a diversidade étnico cultural presente na sociedade em todas as esferas;
·
Compreender
o histórico relacionado ao tema como pressuposto que precisa ser superado em
relação ao preconceito com diferentes grupos étnicos;
·
Interpretar e produzir textos de gênero literário e científico;
·
Reconhecer o tema principal de um texto;
·
Refletir sobre a diversidade étnica cultural;
·
Analisar
dados sobre a constituição étnico brasileira como consequência dos fatores
históricos;
Conteúdos:
Português: Produção textual, Interpretação,
classes gramaticais (verbo; substantivo próprio, comum e coletivo; pronomes do
caso reto, oblíquo, de tratamento, indefinido, demonstrativo, possessivo e
relativo; adjetivo);
Matemática: tabelas,
gráficos, porcentagem.
Geografia: Localização no mapa
dos continentes que retratam as descendências do povo brasileiro em relação aos
grupos éticos.
História: Diferenças
entre raça e etnia, diversidade étnico cultural, constituição da população
brasileira em relação aos grupos étnicos, cultura, preconceito,
Centro
Educacional de Ensino de 1º Grau, 11 de novembro de 2015.
Procedimentos
de Ensino/Sequência de atividades:
1-Organização
data, pauta, chamada e calendário;
2-Assistir
a animação que conta a história do livro em estudo;
3- Fazer uma roda de
conversas para comentar o assunto da história e comentar com as crianças:
1º MOMENTO:
ORALIDADE
·
Será que somos todos iguais?
·
O que temos de parecido com nossos colegas?
·
O que temos de diferente de nossos colegas?
·
Cada criança pega sua foto para mostrar para os colegas.
Olhando a capa do livro, que história ele conta?
5-Fazer a contação
do Livro: Menina Bonita do Laço de Fita na televisão:
Fazer a atividade
de registro abaixo:
6-Revisão dos estudos sobre o gênero textual de Biografia e
autobiografia de modo oral, analisando as semelhanças e diferenças entre os
dois tipos de textos:
Biografia é o relato sobre a vida de uma pessoa feita por outra pessoa.
Geralmente, faz-se a biografia de escritores, políticos, poetas, artistas, de
pessoas que se destacam ou se destacaram em qualquer atividade, o que não
impede que uma pessoa desconhecida pode ter a sua biografia.
Autobiografia é a vida de um indivíduo escrita por ele mesmo. Muitas pessoas, depois
de adultas, costumam escrever sobre as suas vidas, deixando registradas, em
livros e documentos, muitas informações importantes sobre elas e a época que
viveram.
-Explicar ainda que:
Bio=vida; grafia=escrita. Então “biografia” significa “registro escrito
de vida de uma pessoa”. E “autobiografia” quer dizer “registro escrito da
própria vida”.
7-Montagem da
árvore genealógica já que os alunos já produziram sua autobiografia no início
do ano letivo. Organizá-las em forma de mural na sala de aula.
8-Apresentação oral
da árvore genealógica com ilustrações dos alunos.
Centro
Educacional de Ensino de 1º Grau, 12 de novembro de 2015.
2º MOMENTO: LEITURA
Menina Bonita do
Laço de Fita
Ana Maria Machado
Era uma vez uma menina linda, linda. Os olhos pareciam duas azeitonas
pretas brilhantes, os cabelos enroladinhos e bem negros.
A pele era escura e lustrosa, que nem o pelo da pantera negra na chuva.Ainda por cima, a mãe gostava de fazer trancinhas no cabelo dela e enfeitar com laços de fita coloridas. Ela ficava parecendo uma princesa das terras da África, ou uma fada do Reino do Luar.
E, havia um coelho bem branquinho, com olhos vermelhos e focinho nervoso sempre tremelicando. O coelho achava a menina a pessoa mais linda que ele tinha visto na vida.
E pensava:
- Ah, quando eu casar quero ter uma filha pretinha e linda que nem ela...
Por isso, um dia ele foi até a casa da menina e perguntou:
- Menina bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
- Ah deve ser porque eu caí na tinta preta quando era pequenina...
O coelho saiu dali, procurou uma lata de tinta preta e tomou banho nela. Ficou bem negro, todo contente. Mas aí veio uma chuva e lavou todo aquele pretume, ele ficou branco outra vez.
Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:
- Menina bonita do laço de fita, qual é o seu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
- Ah, deve ser porque eu tomei muito café quando era pequenina.
O coelho saiu dali e tomou tanto café que perdeu o sono e passou a noite toda fazendo xixi. Mas não ficou nada preto.
- Menina bonita do laço de fita, qual o teu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
- Ah, deve ser porque eu comi muita jabuticaba quando era pequenina.
O coelho saiu dali e se empanturrou de jabuticaba até ficar pesadão, sem conseguir sair do lugar. O máximo que conseguiu foi fazer muito cocozinho preto e redondo feito jabuticaba. Mas não ficou nada preto.
Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:
- Menina bonita do laço de fita, qual é teu segredo pra ser tão pretinha?
A menina não sabia e... Já ia inventando outra coisa, uma história de feijoada, quando a mãe dela que era uma mulata linda e risonha, resolveu se meter e disse:
- Artes de uma avó preta que ela tinha...
Aí o coelho, que era bobinho, mas nem tanto, viu que a mãe da menina devia estar mesmo dizendo a verdade, porque a gente se parece sempre é com os pais, os tios, os avós e até com os parentes tortos.
E se ele queria ter uma filha pretinha e linda que nem a menina, tinha era que procurar uma coelha preta para casar.
Não precisou procurar muito. Logo encontrou uma coelhinha escura como a noite, que achava aquele coelho branco uma graça.
Foram namorando, casando e tiveram uma ninhada de filhotes, que coelho quando desanda a ter filhote não para mais! Tinha coelhos de todas as cores: branco, branco malhado de preto, preto malhado de branco e até uma coelha bem pretinha. Já se sabe, afilhada da tal menina bonita que morava na casa ao lado.
E quando a coelhinha saía de laço colorido no pescoço sempre encontrava alguém que perguntava:
- Coelha bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?
E ela respondia:
- Conselhos da mãe da minha madrinha...
A pele era escura e lustrosa, que nem o pelo da pantera negra na chuva.Ainda por cima, a mãe gostava de fazer trancinhas no cabelo dela e enfeitar com laços de fita coloridas. Ela ficava parecendo uma princesa das terras da África, ou uma fada do Reino do Luar.
E, havia um coelho bem branquinho, com olhos vermelhos e focinho nervoso sempre tremelicando. O coelho achava a menina a pessoa mais linda que ele tinha visto na vida.
E pensava:
- Ah, quando eu casar quero ter uma filha pretinha e linda que nem ela...
Por isso, um dia ele foi até a casa da menina e perguntou:
- Menina bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
- Ah deve ser porque eu caí na tinta preta quando era pequenina...
O coelho saiu dali, procurou uma lata de tinta preta e tomou banho nela. Ficou bem negro, todo contente. Mas aí veio uma chuva e lavou todo aquele pretume, ele ficou branco outra vez.
Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:
- Menina bonita do laço de fita, qual é o seu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
- Ah, deve ser porque eu tomei muito café quando era pequenina.
O coelho saiu dali e tomou tanto café que perdeu o sono e passou a noite toda fazendo xixi. Mas não ficou nada preto.
- Menina bonita do laço de fita, qual o teu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
- Ah, deve ser porque eu comi muita jabuticaba quando era pequenina.
O coelho saiu dali e se empanturrou de jabuticaba até ficar pesadão, sem conseguir sair do lugar. O máximo que conseguiu foi fazer muito cocozinho preto e redondo feito jabuticaba. Mas não ficou nada preto.
Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:
- Menina bonita do laço de fita, qual é teu segredo pra ser tão pretinha?
A menina não sabia e... Já ia inventando outra coisa, uma história de feijoada, quando a mãe dela que era uma mulata linda e risonha, resolveu se meter e disse:
- Artes de uma avó preta que ela tinha...
Aí o coelho, que era bobinho, mas nem tanto, viu que a mãe da menina devia estar mesmo dizendo a verdade, porque a gente se parece sempre é com os pais, os tios, os avós e até com os parentes tortos.
E se ele queria ter uma filha pretinha e linda que nem a menina, tinha era que procurar uma coelha preta para casar.
Não precisou procurar muito. Logo encontrou uma coelhinha escura como a noite, que achava aquele coelho branco uma graça.
Foram namorando, casando e tiveram uma ninhada de filhotes, que coelho quando desanda a ter filhote não para mais! Tinha coelhos de todas as cores: branco, branco malhado de preto, preto malhado de branco e até uma coelha bem pretinha. Já se sabe, afilhada da tal menina bonita que morava na casa ao lado.
E quando a coelhinha saía de laço colorido no pescoço sempre encontrava alguém que perguntava:
- Coelha bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?
E ela respondia:
- Conselhos da mãe da minha madrinha...
3º MOMENTO: ANÁLISE LINGUÍSTICA
1- Qual o título e autor do
texto?
__________________________________________________________________
2- O assunto que o texto traz é
relativo a:
(
) amizade do coelho com uma coelha.
(
) das diferenças existentes entre as coisas e da valorização da
diversidade cultural.
(
) do preconceito que ainda está presente entre a humanidade.
3- Quem são os personagens do texto?
_______________________________________________________________
4- Como é a menina bonita do laço
de fita?
_______________________________________________________________
5-O texto apresenta-se em:
(
)discurso direto
(
)discurso indireto
6- Transforme a frase
a seguir que está apresentada no texto na forma de discurso direto para
discurso indireto:
Por isso, um dia ele foi até a casa da menina e
perguntou:
- Menina bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?
- Menina bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?
_________________________________________________________________
7-Por que o coelho queria ficar
pretinho?
_________________________________________________________________
8-Que outro tema o texto nos faz
pensar? Qual é a importância do tema nas relações na atualidade?
_________________________________________________________________
9- Pinte no texto as classes
gramaticais de acordo com a legenda:
Vermelho: verbos; Amarelo: substantivos; Verde: adjetivos; Azul: pronomes e Laranja:
artigos.
10- Procure no texto 10 verbos e
classifique-os em passado, presente e futuro.
11-Complete a tabela classificando
os pronomes em:
Reto
|
Oblíquo
|
Tratamento
|
Possessivos
|
Demonstrativos
|
Indefinidos
|
Relativos
|
Centro
Educacional de Ensino de 1º Grau, 13 de novembro de 2015.
Observar
no mapa a localização dos continentes: América, Europa, Ásia, África e a
Oceania, sendo eles divididos em países, cada um com seus costumes, tradições,
festas, músicas, danças religiões, seu jeito de ser, que trouxeram a
miscigenação para o Brasil.
Ressaltar a importância do respeito
a diversidade étnico-cultural que compõe o Brasil de forma a combater a
discriminação e o preconceito, relatando a existência de legislações que garantem
esses direitos.
12-Leia atentamente o texto científico e responda as questões propostas
(atividade em dupla):
A composição étnica e
racial da sociedade brasileira é resultado de uma confluência de pessoas
de várias origens étnicas diferentes, dos povos indígenas originais, negros
africanos , dos colonizadores portugueses e de posteriores
ondas imigratórias de europeus, árabes e japoneses, além de outros povos asiáticos e de países sul-americanos.
Há uma diferença entre os
conceitos de raça e etnia. Raça é uma construção
social utilizada para distinguir pessoas em termos de uma ou mais marcas
físicas, dentre elas a cor, que são socialmente significativas. Desse modo, a
raça é um termo sociológico e não biológico. Em termos biológicos
considera-se que há apenas uma raça humana. Um grupo étnico, por outro lado, corresponde a uma categoria
de pessoas cujas marcas culturais percebidas são consideras socialmente
significativas. Os grupos étnicos
diferem entre si em termos de língua, religião, costumes, valores,
ancestralidade entre outras marcas culturais.
O Brasil pode ser apontado como um exemplo de que o conceito de raça é uma
construção social, e que o entendimento de raça pode variar em diferentes
sociedades.
Nos séculos XIX e XX, a cultura brasileira tem
promovido uma integração e miscigenação
racial. No entanto, as relações raciais no Brasil não têm sido harmônicas,
especialmente em relação ao papel de desvantagem dos negros brasileiros e
indígenas, grupos fortemente explorados no período colonial do país, que
tendem a ocupar posições menos prestigiadas na sociedade brasileira moderna,
além das questões de choque cultural e dificuldade de preservação
étnico-racial no país.
A análise de marcadores
genéticos revelam que o brasileiro médio possui, de forma decrescente,
ancestralidades europeias, africanas e ameríndias. Este é o resultado de
deliberadas políticas de "branqueamento racial" prosseguidas pelo Imperador Dom Pedro II e pelos
governos da República Velha, que se
manifestam na seleção de imigrantes brancos, sob a influência das teorias racialistas de Gobineau. Uma pesquisa realizada com mais de 34 milhões de brasileiros, dos
quais quase vinte milhões se declaram brancos, perguntou a origem étnica dos
participantes de cor ou raça branca. A maioria apontou origem brasileira
(45,53%), 15,72% apontou origem italiana, 14,50% portuguesa, 6,42% espanhola, 5,51% alemã e 12,32% outras origens, que incluem africana, indígena, judaica e árabe.
FONTE:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Composi%C3%A7%C3%A3o_%C3%A9tnica_do_Brasil
a)Como
se deu início a constituição étnico-brasileira?
b)O que
é composição étnico brasileira?
c)Quais
são as principais origens em relação a descendência da população brasileira?
d)O que
significa o trecho do texto “...a raça é um termo sociológico e não físico”?
e)O que
é um grupo étnico?
f)Você
acha que a sociedade brasileira tem uma boa relação nas questões étnicas? Por
quê?
g)Como
você percebe as relações étnicas no planeta como um todo?
h)Por
que foram necessárias a criação de leis para amparar as relações étnicas no
Brasil?
i)Faça
uma lista dos benefícios de um povo diante da sua diversidade cultural,
étnica que possui.
13-Assistir ao vídeo “Etnia-Identidade
Brasileira” e “Diversidade Cultural Brasileira (https://www.youtube.com/watch?v=x0diuzQd770) e focar numa conversa a
riqueza que é a diversidade de culturas e etnias que são apresentadas nas
regiões brasileiras.
14-A
partir da analise o gráfico responda as questões propostas:
Grupos Étnicos no Brasil
(Censo 2010)
FONTE: IBGE.
a)O que
significa a sigla IBGE?
b)Por que
ocorrem essas pesquisas em todo o território brasileiro?
c)Sua família
já participou das pesquisas do IBGE?
d)Do que
trata a tabela acima?
e)O povo
brasileiro tem quantos grupos étnicos de acordo com a tabela?
f)Por que
existem vários grupos étnicos no Brasil?
g)Este a
seu ver é um ponto positivo ou negativo? Por quê?
h)Quais
são as riquezas culturais que o povo possui quanto a miscigenação de etnias?
i)Represente
os dados da tabela em um gráfico de barras.
|
||||||||||||||||||
Centro
Educacional de Ensino de 1º Grau, 16 de novembro de 2015.
4º MOMENTO: ESCRITA
a)Mapeamento da história: Os alunos em
duplas serão responsáveis por organizar um mapeamento da história.
Lembre-se
que:
Mapeamento é uma forma de organização das ideias principais em tópicos
organizando as partes até formar um todo lógico, que possibilita a visualização
das informações a que envolve a decodificação, compreensão, interpretação e retenção.
b)Desafio de produção de texto individual: Transforme a
história, sendo escrita do ponto de vista da menina e do seu modo de se
relacionar com as pessoas e os personagens do texto original de Ana Maria
Machado.
Lembre-se que: O texto literário possui informações
imaginárias e causam emoções no leitor.
c)Desafio de produção de texto dissertativo em
dupla: Produza uma dissertação a partir do tema “Diversidade étnico cultural
brasileira”, de acordo com o cronograma explicativo abaixo:
a)Introdução:
apresentação do tema do texto;
b)Explicação sobre
o tema (como é visto pelas pessoas, pontos positivos e negativos), com
argumentação, ou seja, opinião do escritor sobre o tema do texto);
c)Conclusão: um
resumo breve do que o texto tratou expondo sua opinião em relação ao tema.
Lembre-se que:
O texto dissertativo trata-se de um texto pelo qual é exposta uma
opinião sobre um determinado assunto, sendo composto por argumentos lógicos e
tendem a convencer o leitor. Dissertar é o mesmo que discorrer, ou seja,
desenvolver uma explicação perante a um tema.
Apresentação de
peça teatral pelas professoras Gracieli Gubert Mores, Marli Franck e Alessandra
Resmini, com a participação dos alunos.
Avaliação:
As atividades são avaliadas em todos os momentos do seu desenvolvimento,
valorizando o conhecimento prévio dos alunos e a partir disso ampliando-os.
O trabalho com o tema exposto foi de grande valor por favorecer a
compreensão dos fatores históricos que estão relacionados com a constituição ou
desmistificação de superioridade ou inferioridade de acordo com as etnias na
sociedade brasileira e com tema mundial que corriqueiramente é apresentado pela
mídia.
Compreender a miscigenação como um fator de riqueza singular significa
sim a evolução da humanidade de acordo com as relações de paz tão almejada
pelas pessoas de bem.
CENTRO EDUCACIONAL DE ENSINO DO 1º GRAU, 27 DE OUTUBRO DE 2015.
ÁREAS
DO CONHECIMENTO/DISCIPLINA: Língua Portuguesa, História;
Professora
Marli
Franck
Turma-
3º
e 4º ano
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA
Tema
– Diversidade étnico cultural
Livro
literário utilizado: Menina Bonita do
laço de fita- Ana Maria Machado
Objetivos:
Língua portuguesa:
·
Ler diferentes tipologias textuais;
·
Interpretar textos;
·
Estimular a oralidade;
·
Produzir textos;
História:
·
Compreensão da
pluralidade cultural de uma sociedade;
·
Conhecer que há várias
etnias e culturas, que precisamos valorizá-las e respeitá-las;
·
Repudiar a
discriminação baseada em diferenças de raça, religião, classe social,
nacionalidade e sexo;
·
Reconhecer as
qualidades da própria cultura, exigir respeito para si e para os outros;
·
Conhecer a cultura afro
através da contação da história Menina Bonita do Laço de Fita e Bruna e a
Galinha de Angola;
CONTEÚDOS:
Histórias,
cultura africana, famílias, heranças culturais;
DESENVOLVIMENTO/METODOLOGIA/ESTRATÉGIAS:
® Atividades de
rotina:
® Preenchimento do
calendário pelos monitores do dia, leitura deleite e oração de agradecimento;
.
DESCRIÇÃO
DAS ATIVIDADES
® Educação física;
·
Administrada
pela profe Edinéia-13:00 as 13:45hs;
Lanche;
·
Higiene;
·
Escovação
dentária;
·
Ir
ao banheiro;
Leitura pela professora:
MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA
Era uma vez uma menina linda, linda. Os olhos
pareciam duas azeitonas pretas brilhantes, os cabelos enroladinhos e bem
negros.
A pele era escura e lustrosa, que nem o pelo da pantera negra na chuva. Ainda por cima, a mãe gostava de fazer trancinhas no cabelo dela e enfeitar com laços de fita coloridas. Ela ficava parecendo uma princesa das terras da África, ou uma fada do Reino do Luar.
E, havia um coelho bem branquinho, com olhos vermelhos e focinho nervoso sempre tremelicando. O coelho achava a menina a pessoa mais linda que ele tinha visto na vida.
E pensava:
- Ah, quando eu casar quero ter uma filha pretinha e linda que nem ela...
Por isso, um dia ele foi até a casa da menina e perguntou:
- Menina bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
- Ah deve ser porque eu caí na tinta preta quando era pequenina...
O coelho saiu dali, procurou uma lata de tinta preta e tomou banho nela. Ficou bem negro, todo contente. Mas aí veio uma chuva e lavou todo aquele pretume, ele ficou branco outra vez.
Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:
- Menina bonita do laço de fita, qual é o seu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
- Ah, deve ser porque eu tomei muito café quando era pequenina.
O coelho saiu dali e tomou tanto café que perdeu o sono e passou a noite toda fazendo xixi. Mas não ficou nada preto.
- Menina bonita do laço de fita, qual o teu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
- Ah, deve ser porque eu comi muita jabuticaba quando era pequenina.
O coelho saiu dali e se empanturrou de jabuticaba até ficar pesadão, sem conseguir sair do lugar. O máximo que conseguiu foi fazer muito cocozinho preto e redondo feito jabuticaba. Mas não ficou nada preto.
Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:
- Menina bonita do laço de fita, qual é teu segredo pra ser tão pretinha?
A menina não sabia e... Já ia inventando outra coisa, uma história de feijoada, quando a mãe dela que era uma mulata linda e risonha, resolveu se meter e disse:
- Artes de uma avó preta que ela tinha...
Aí o coelho, que era bobinho, mas nem tanto, viu que a mãe da menina devia estar mesmo dizendo a verdade, porque a gente se parece sempre é com os pais, os tios, os avós e até com os parentes tortos.
E se ele queria ter uma filha pretinha e linda que nem a menina, tinha era que procurar uma coelha preta para casar.
Não precisou procurar muito. Logo encontrou uma coelhinha escura como a noite, que achava aquele coelho branco uma graça.
Foram namorando, casando e tiveram uma ninhada de filhotes, que coelho quando desanda a ter filhote não para mais! Tinha coelhos de todas as cores: branco, branco malhado de preto, preto malhado de branco e até uma coelha bem pretinha. Já se sabe, afilhada da tal menina bonita que morava na casa ao lado.
E quando a coelhinha saía de laço colorido no pescoço sempre encontrava alguém que perguntava: Coelha bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?
E ela respondia:
- Conselhos da mãe da minha madrinha...
A pele era escura e lustrosa, que nem o pelo da pantera negra na chuva. Ainda por cima, a mãe gostava de fazer trancinhas no cabelo dela e enfeitar com laços de fita coloridas. Ela ficava parecendo uma princesa das terras da África, ou uma fada do Reino do Luar.
E, havia um coelho bem branquinho, com olhos vermelhos e focinho nervoso sempre tremelicando. O coelho achava a menina a pessoa mais linda que ele tinha visto na vida.
E pensava:
- Ah, quando eu casar quero ter uma filha pretinha e linda que nem ela...
Por isso, um dia ele foi até a casa da menina e perguntou:
- Menina bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
- Ah deve ser porque eu caí na tinta preta quando era pequenina...
O coelho saiu dali, procurou uma lata de tinta preta e tomou banho nela. Ficou bem negro, todo contente. Mas aí veio uma chuva e lavou todo aquele pretume, ele ficou branco outra vez.
Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:
- Menina bonita do laço de fita, qual é o seu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
- Ah, deve ser porque eu tomei muito café quando era pequenina.
O coelho saiu dali e tomou tanto café que perdeu o sono e passou a noite toda fazendo xixi. Mas não ficou nada preto.
- Menina bonita do laço de fita, qual o teu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
- Ah, deve ser porque eu comi muita jabuticaba quando era pequenina.
O coelho saiu dali e se empanturrou de jabuticaba até ficar pesadão, sem conseguir sair do lugar. O máximo que conseguiu foi fazer muito cocozinho preto e redondo feito jabuticaba. Mas não ficou nada preto.
Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:
- Menina bonita do laço de fita, qual é teu segredo pra ser tão pretinha?
A menina não sabia e... Já ia inventando outra coisa, uma história de feijoada, quando a mãe dela que era uma mulata linda e risonha, resolveu se meter e disse:
- Artes de uma avó preta que ela tinha...
Aí o coelho, que era bobinho, mas nem tanto, viu que a mãe da menina devia estar mesmo dizendo a verdade, porque a gente se parece sempre é com os pais, os tios, os avós e até com os parentes tortos.
E se ele queria ter uma filha pretinha e linda que nem a menina, tinha era que procurar uma coelha preta para casar.
Não precisou procurar muito. Logo encontrou uma coelhinha escura como a noite, que achava aquele coelho branco uma graça.
Foram namorando, casando e tiveram uma ninhada de filhotes, que coelho quando desanda a ter filhote não para mais! Tinha coelhos de todas as cores: branco, branco malhado de preto, preto malhado de branco e até uma coelha bem pretinha. Já se sabe, afilhada da tal menina bonita que morava na casa ao lado.
E quando a coelhinha saía de laço colorido no pescoço sempre encontrava alguém que perguntava: Coelha bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?
E ela respondia:
- Conselhos da mãe da minha madrinha...
interpretação de texto
1) Qual é o título do texto?
2) Quem é o autor?
3) Quantos e quais são os personagens que aparecem?
4) Qual era o sonho do coelhinho branco?
5) Qual era a pergunta que o coelho sempre fazia para
a menina?
6) Ela disse a verdade? Por quê?
7) Com quem o coelho se casou?
8) Quais foram as cores dos seus filhotes?
CENTRO
EDUCACIONAL DE ENSINO DO 1º GRAU, DIA 28 DE OUTUBRO DE 2015
Tema
– livro literário Menina Bonita do laço de fita
Objetivos:
·
Ler textos;
·
Estimular a oralidade;
·
Escrever história em quadrinhos;
·
Identificar parágrafos do texto;
·
Identificar os personagens do texto;
·
Identificar verbos, substantivos e
adjetivos;
Conteúdos:
·
Leitura;
·
Oralidade;
·
Escrita;
·
Análise
linguística;
·
Personagens
do texto;
Pauta:
® Contação da
história pelo ajudante e oração;
® Aula de inglês-
13:45/14:30
® Atividades de
sala de aula;
® Lanche;
® Higiene bucal;
® Atividades de
sala de aula
DESCRIÇÃO
DAS ATIVIDADES
1º
MOMENTO LEITURA:
Numa roda de conversa ler para os
alunos a história: Menina Bonita do Laço de Fita, a história esta na televisão
de papel; professora fará a leitura em voz alta.
Em seguida cada aluno lê uma página
da história;
Enfatizar a pontuação na leitura,
solicitando aos alunos que utilizem a entonação de voz.
2º
MOMENTO: ORALIDADE
Recontar a história
partindo das figuras, cada criança conta uma página, observando a figura no
projetor; observar se os alunos lembram da sequência da história, valorizar
mais o individual nesta atividade, mas se algum apresentar dificuldade a turma
pode auxiliar.
® Lanche;
·
Higiene;
·
Escovação
dentária;
·
Ir
ao banheiro;
3º MOMENTO:
ESCRITA
As
crianças individualmente, numa folha branca, deverão produzir uma história em
quadrinhos, relembrar as principais características da história.
Reestruturar as histórias em
quadrinhos com as crianças.
Cada aluno fará a leitura da sua
história em quadrinhos.
4º MOMENTO: ANÁLISE LINGUÍSTICA:
Fazer no quadro
coletivamente uma lista de substantivos, verbos e adjetivos. Cada aluno vai
dizendo oralmente uma palavra do texto e todos juntos vamos colocando a mesma
no quadro. Em seguida os alunos vão copiar no quadro. Consultar o xérox da história
e marcar nela estas mesmas palavras. De lápis vermelho pintar substantivos,
lápis verde adjetivos, de amarelo pintar os verbos.
CENTRO EDUCACIONAL DE
ENSINO DO 1º GRAU-29/10
DESCRIÇÃO
DAS ATIVIDADES
Pauta:
® Educação física;
Administrada pela profe Edinéia-
13:00-13:45
® Atividades de
rotina:
® Preenchimento do
calendário pelos monitores do dia, leitura deleite e oração de agradecimento;
® Lanche;
·
Higiene;
·
Escovação
dentária;
·
Ir
ao banheiro;
DESCRIÇÃO DAS
ATIVIDADES:
Contação de história
deleite: Bruna e a Galinha de Angola;
Acessar site e assistir;
Realizar a recontagem
oral da história literária, produzir um texto sobre a mesma, em seguida ler
para os colegas a sua produção textual. Cada aluno ao produzir irá mostrar para
a professora e iremos reestruturar a sua produção.
Continuar com a divisão
e multiplicação;
CENTRO EDUCACIONAL DE
ENSINO DO 1º GRAU-03/11
Pauta:
® Preenchimento do
calendário pelos monitores do dia, leitura deleite e oração de agradecimento;
® Aula de
inglês-13:45-14:30
® Aula de artes-
14:45-15:30—15:30-16:15
® Atividades;
DESCRIÇÃO
DAS ATIVIDADES
® Circuito da tabuada;
·
Preencher
a tabuada em 20 minutos;
atividades matemáticas;
aula de Inglês;
® Lanche;
·
Higiene;
·
Escovação
dentária;
·
Ir
ao banheiro;
Continuação aula de Arte- duas aulas;
CENTRO EDUCACIONAL DE
ENSINO DO 1º GRAU-04/11
DESCRIÇÃO
DAS ATIVIDADES
® Educação física- 13:00-13:45
·
A
aula é administrada pela profe Edinéia
DESCRIÇÃO
DAS ATIVIDADES
® Pauta:
Atividades de rotina:
Preenchimento do
calendário pelos monitores do dia, leitura deleite e oração de agradecimento;
Dia da tabuada e da poesia;
® Lanche;
·
Higiene;
·
Escovação
dentária;
·
Ir
ao banheiro;
® Estudo sobre Divisão e multiplicação;
Continuação do
estudo sobre a história literária:
®
Trabalho no mapa-múndi, relembrar os cinco continentes- a América, a
Europa, a Ásia, a África e a Oceania, ressaltando que eles são divididos em
países, cada um com seus costumes e tradições, suas festas, músicas e danças,
suas religiões e seu jeito de ser, pois ninguém é igual a ninguém e é
isso que dá graça à vida.
®
Conversar com as crianças
sobre as "famílias" (povos) que formam o Brasil: os índios, o negro,
o colonizador europeu, os imigrantes italianos, japoneses, árabes, judeus etc.
Explicar que esses povos foram se cruzando, para formar a grande família
brasileira, que tem as características de suas origens. Lembrar aqui
as contribuições desses povos nas festas, na música, na culinária, nas
histórias etc.
Formar um cartaz que represente todos estes
povos dentro do Brasil com recorte de figuras;
®
Retomar as atividades e
complementá-las, destacando a importância do respeito à diversidade étnico-cultural
que compõe o Brasil.
Avaliação:
A avaliação foi feita durante todas as aulas
desta semana, buscando fazer intervenções no momento em que foi constatada a
dificuldade do aluno, auxiliando o mesmo no avanço de suas atividades.
FOTOS DE ALGUMAS ATIVIDADES EM SALA DE AULA
LEITURA DELEITE PELA PROFE
CADA ALUNO LEU UMA PARTE
TRABALHANDO A HISTÓRIA LITERÁRIA-
PROFE MARLI
________________________________________________________________
Centro Educacional de Ensino de 1º Grau, outubro de 2015.
Menina bonita do laço de fita.
Objetivos:
· Interpretar e produzir textos;
· Reconhecer o tema principal de um texto;
· Refletir sobre a diversidade;
· Refletir sobre o EU CRIANÇA;
· Perceber as diferenças e semelhanças entre si e seus colegas;
· Identificar a África no globo terrestre.
· Identificar os pontos cardeais;
· Realizar estudo da árvore genealógica;
Conteúdos:
· Produção textual;
· Interpretação;
· Diversidade;
· Reconhecer-se como criança;
· Localização no mapa;
· Pontos cardeais;
· Árvore genealógica;
Sequencia atividades:
Atividades de rotina:
1. Organização data, pauta e calendário, alunos registram no caderno;
2. Leitura em voz alta pelos monitores;
3. Cobrar tabuada;
Atividades 1º dia
Início das atividades:
Fazer questionamentos a respeito da capa do livro:
1. Olhando a capa do livro, que história ele conta?
Fazer a contação do Livro: Menina Bonita do Laço de Fita na televisão:
Fazer uma roda de conversas para comentar o assunto da história;
Comentar com as crianças:
Será que somos todos iguais?
O que temos de parecido com nossos colegas?
O que temos de diferente de nossos colegas?
Cada criança pega sua foto para mostrar para os colegas.
Fazer a atividade de registro abaixo:
Eu sou assim:
Nome:_______________________________________________________________________
Idade: ______________________________ data de nascimento: ______________________
Nome dos pais:_______________________________________________________________
________________________________________________________________
O que gosto de fazer:___________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
O que não gosto de fazer:________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
O que gosto de comer:__________________________________________________________
O que não Gosto de comer: ______________________________________________________
Recolher para avaliar;
Leitura para deleite: A rainha da bateria. De Martinho da Vila
Tema: Concluir a atividade de registro.
Atividades 2º dia:
Leitura para deleite: ler uma parte do livro: O Senhor das Histórias.
Cada aluno lê uma página do livro Menina Bonita do laço de fita;
Leitura individual;
Leitura coletiva:
Colorir as falas da menina de vermelho,
Colorir as falas do coelho de azul,
Colorir as falas da mãe de rosa.
O restante dos parágrafos de verde.
Menina Bonita do Laço de Fita
Era uma vez uma menina linda, linda. Os olhos pareciam duas azeitonas pretas brilhantes, os cabelos enroladinhos e bem negros. A pele era escura e lustrosa, que nem o pelo da pantera negra na chuva. Ainda por cima, a mãe gostava de fazer trancinhas no cabelo dela e enfeitar com laços de fita coloridas. Ela ficava parecendo uma princesa das terras da África, ou uma fada do Reino do Luar. E, havia um coelho bem branquinho, com olhos vermelhos e focinho nervoso sempre tremelicando. O coelho achava a menina a pessoa mais linda que ele tinha visto na vida. E pensava:
- Ah, quando eu casar quero ter uma filha pretinha e linda que nem ela...
Por isso, um dia ele foi até a casa da menina e perguntou:
- Menina bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
- Ah deve ser porque eu caí na tinta preta quando era pequenina...
O coelho saiu dali, procurou uma lata de tinta preta e tomou banho nela. Ficou bem negro, todo contente. Mas aí veio uma chuva e lavou todo aquele pretume, ele ficou branco outra vez. Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:
- Menina bonita do laço de fita, qual é o seu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
- Ah, deve ser porque eu tomei muito café quando era pequenina.
O coelho saiu dali e tomou tanto café que perdeu o sono e passou a noite toda fazendo xixi. Mas não ficou nada preto.
- Menina bonita do laço de fita, qual o teu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
- Ah, deve ser porque eu comi muita jabuticaba quando era pequenina.
O coelho saiu dali e se empanturrou de jabuticaba até ficar pesadão, sem conseguir sair do lugar. O máximo que conseguiu foi fazer muito cocozinho preto e redondo feito jabuticaba. Mas não ficou nada preto.Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:
- Menina bonita do laço de fita, qual é teu segredo pra ser tão pretinha? A menina não sabia e... Já ia inventando outra coisa, uma história de feijoada, quando a mãe dela que era uma mulata linda e risonha, resolveu se meter e disse:
- Artes de uma avó preta que ela tinha...
Aí o coelho, que era bobinho, mas nem tanto, viu que a mãe da menina devia estar mesmo dizendo a verdade, porque a gente se parece sempre é com os pais, os tios, os avós e até com os parentes tortos. E se ele queria ter uma filha pretinha e linda que nem a menina, tinha era que procurar uma coelha preta para casar.
Não precisou procurar muito. Logo encontrou uma coelhinha escura como a noite, que achava aquele coelho branco uma graça. Foram namorando, casando e tiveram uma ninhada de filhotes, que coelho quando desanda a ter filhote não para mais! Tinha coelhos de todas as cores: branco, branco malhado de preto, preto malhado de branco e até uma coelha bem pretinha. Já se sabe, afilhada da tal menina bonita que morava na casa ao lado. E quando a coelhinha saía de laço colorido no pescoço sempre encontrava alguém que perguntava:
- Coelha bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?
E ela respondia:
- Conselhos da mãe da minha madrinha...
Responda:
1- Qual o título do texto?
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2- Sobre o que fala o texto?
______________________________________________________________________________________________________________________________
3- Quem são os personagens do texto?
______________________________________________________________________________________________________________________________
4- Como é a menina bonita do laço de fita?
______________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________
5- Ilustre a parte da história que você mais gostou:
Tema:
Fazer a ilustração em casa.
Atividades 3º dia
Atividades de rotina;
Leitura para deleite: concluir a leitura do livro: O Senhor das Histórias.
Assistir ao clip da história: Menina Bonita do Laço de fita.
Questionar as crianças:
Qual nome de pais aparece na história?
Procurar a África no globo;
Questionar novamente:
A África fica para que lado: leste oeste norte ou sul?
Fazer juntos a identificação dos pontos cardeais na sala de aula.
Comentar com os alunos:
Os pontos cardeais, também conhecidos como pontos de referência, são de extrema importância para a localização e a orientação geográfica. Os quatro pontos cardeais são: Norte, Sul, Leste e Oeste. A utilização desses pontos contribuiu para as grandes navegações do período colonial, rotas comerciais, em guerras, além de auxiliar em trilhas, competições de rally, entre outras atividades.
Registrar no caderno:
Através do Sol é possível identificar os quatro pontos cardeais. Para isso, estique o braço direito para a direção em que o Sol nasceu (nascente). Pronto, você encontrou o ponto Leste. Em seguida, estique o braço esquerdo para a outra direção (ponto Oeste - poente). O Norte está à sua frente e o sul, atrás de você.
Observar a rosa dos ventos no mapa:
Agora responda em seu caderno:
Quando você está na escola e tem de ir para casa para que lado terá que ir?
Auxiliar os alunos a se localizarem para responder esta questão.
Agora voltando para a Menina Bonita do Laço de fita, vamos completar a atividade abaixo:
Na primeira tentativa deixar que as crianças tentem fazer sozinhas, para continuar, sugerir que as crianças olhem no texto para completarem a atividade, corrigir individualmente, colorir e colar no caderno.
Tema:
Perguntar aos pais:
Atividades 4º dia:
Atividades de rotina;
Leitura para deleite: As panquecas de Mama Panya.
Solicitar que as crianças socializem as respostas que encontraram na pesquisa com os pais: com quem você se parece?
Escreverem a resposta que deram oralmente, um aluno corrige o trabalho do outro. O aluno que corrigiu o trabalho faz leitura oralizada da resposta do colega.
Numa roda de conversa questionar as crianças a respeito do motivo pelo qual se parecem com alguém da família, deixar que as crianças falem, fazer ligação com a resposta da mãe da menina bonita.
Procurar na história o parágrafo que contém esta resposta.
Continuar o tema resgatando com as crianças a discriminação histórica que os negros sofreram através dos tempos, enfatizar que nas novelas de época os escravos e empregados são de pele negra, comentar sobre a escravidão e sobre o preconceito.
Deixar que as crianças deem suas contribuições.
Fazer dinâmica:
Um aluno tem os olhos vendados, terá que identificar um colega através do tato, deixar que todas as crianças brinquem.
No final da brincadeira perguntar as crianças:
Vocês gostaram da brincadeira?
Foi fácil identificar os colegas só pelo tato?
Todos nós temos algo de parecido?
Será que o preconceito que algumas pessoas tem em relação a cor da pele de outras é uma atitude correta?
Coletivamente escrever um texto a respeito da questão:
Registrar em uma folha branca, cada criança ilustra conforme sua criatividade.
Brincar da brincadeira amigos de Jó.
Tema:
Concluir a ilustração em casa.
Atividades 5º dia:
Acolhida;
Organização da data, pauta e calendário;
Leitura para deleite: A rainha da bateria;
1º momento leitura:
Numa roda de conversa questionar oralmente os alunos:
1. Sobre o que fala a história: Menina Bonita do Laço de Fita?
2. Quem são os personagens da história?
Disponibilizar o texto no projetor, a leitura será feita da seguinte forma:
Professora lê a parte do narrador;
Meninas lêem as falas da menina Bonita;
Meninos lêem as falas do coelho;
Todos lêem as falas da mãe;
2º Momento oralidade:
Brincadeira do telefone sem fio elaborada;
Separar as crianças em duplas:
A primeira dupla recebe impresso a seguinte frase do texto e lê no ouvido da segunda dupla:
Havia um coelho bem branquinho, com olhos vermelhos e focinho nervoso sempre tremelicando.
A segunda dupla ouve a mensagem da primeira dupla e desenha o que compreendeu, passa para a terceira dupla.
A terceira dupla deve escrever o que compreendeu da ilustração e passa para a quarta dupla.
A quarta dupla lê no ouvido da última dupla o que recebeu;
A última dupla fala em voz alta o que ouviu.
Nesta atividade as crianças devem ler, ouvir, interpretar, ilustrar. Para finalizar esta atividade será feita uma roda de conversas para contar como foi a atividade.
Conforme disponibilidade fazer outras rodadas da atividade com outros trechos do texto.
3º momento escrita:
Motivar as crianças a relembrarem a história, numa roda de conversa a professora inicia a história cada aluno na sua vez deve contar mais um pedacinho até que chegue no último aluno e ele conclua a história, nesta atividade as crianças montam oralmente a sequencia dos fatos da história.
As crianças em duplas, numa folha branca, deverão produzir uma história em quadrinhos, relembrar com eles a função dos balões, a função das ilustrações numa história em quadrinhos, sugerir que façam no mínimo quatro quadrinhos.
Reestruturar as histórias em quadrinhos com as crianças.
Trocar as histórias em quadrinhos entre as duplas, uma dupla lê a história que a outra produziu.
4º momento analise linguística:
Voltar o texto no projetor, solicitar que cada criança escolha uma palavra do texto, depois que a escolhe escreve no quadro a palavra escolhida, as crianças não poderão repetir as palavras;
Após terem escrito as palavras cada um lê em voz alta a sua palavra, fala o que ela significa, produz oralmente uma frase com ela.
Individualmente as crianças farão tentativas de separar estas palavras em sílabas, em seu caderno.
Coletivamente fazer a correção no quadro, questionando sempre as crianças do porquê de separar as palavras daquela forma.
Momento final:
Brincar da brincadeira telefone sem fio da forma tradicional, porém com frases relacionadas a história trabalhada.
Avaliação:
A avaliação será feita durante toda a aula, buscando fazer intervenções no memento em que for constatada a dificuldade do aluno.
Atividades 6º dia:
Atividades de rotina;
Leitura para deleite: Lila e o segredo da chuva;
Reler a história do livro para as crianças, na dinâmica da televisão.
Fazer atividade individual, onde as crianças recebem um trecho do texto escrito sem intervalos entre as palavras, as crianças deverão reescrever este trecho recolocando os intervalos e pontuações.
Fazer atividade final da sequência didática:
Questionar os alunos oralmente:
O que vocês aprenderam com a história?
Filmar a resposta dos alunos.
Tema:
Qual foi a atividade do livro que você mais gostou de fazer?
Avaliação:
Avaliar as respostas das crianças na produção do filme.
Postado Por Juliete Zimmer Frigo
PRESIDENTE CASTELLO BRANCO, DIA 27 DE OUTUBRO DE 2015
ESCOLA CENTRO EDUCACIONAL DE ENSINO DE 1º GRAU
TELEFONE- 49-34571217
PROFESSORA- MARLI FRANCK
TURMA- 3º e 4º ANO VESPERTINO
RELATÓRIO DO PROJETO DO CONSÓRCIO LAMBARI
TEMA- A
criança e a Natureza: Educação Ambiental na Embrapa, Pesquisa e Meio Ambiente.
OBJETIVOS DAS ATIVIDADES
·
Trabalhar
sobre o ano internacional da luz e sua ligação com a vida e a humanidade;
·
Refletir
sobre o consumo de luz e sustentabilidade – alternativas de tornar a energia
mais limpa;
·
Relacionar
a influência da luz no clima, na agricultura e no comportamento humano;
·
Verificar
quais são os benefícios e malefícios da luz natural – sol;
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS-
Para que este
trabalho ocorresse foram sendo realizadas atividades referentes ao tema. Neste
sentido foi trabalhado primeiramente com os alunos o projeto recebido do
Consórcio Lambari, a importância da luz solar para a vida na terra. O processo
da fotossíntese foi revisado, a produção de oxigênio tão fundamental para nossa
sobrevivência. Assim foi produzida uma poesia relacionada com o tema luz é
vida.
Em seguida foi
feita a leitura em vários materiais, pesquisado na internet em vários sites
sobre a questão dos benefícios e malefícios causados pelo sol, assim foi
produzida uma história em quadrinhos sobre o tema.
Quando da
produção do acróstico, foi trabalhado com os alunos e para registro os mesmos
deveriam produzir frases que relatassem sobre a importância da luz para os
seres humanos.
Em seguida
trabalhamos sobre as energias, fontes alternativas, no caso dando mais destaque
para as vantagens e desvantagens da energia solar, nesta atividade ocorreu uma
produção textual com ilustração.
RESULTADOS
Este trabalho em
sala de aula contribuiu para uma significativa aprendizagem na produção escrita, produção oral,
entendimento sobre a preservação e conservação dos recursos naturais para
sobrevivência dos seres humanos. Os alunos perceberam que sem luz não há vida
mesmo, este tema é fundamental, um tema muito importante para ser trabalhado em
sala de aula.
Alunos recebendo explicações relacionadas a experiências realizadas na EMBRAPA.
Alunos recebendo orientações sobre os projetos realizados.
Demonstração de atividades realizadas na EMBRAPA.
Alunos recebendo orientações sobre os projetos realizados.
__________________________________________________
Presidente Castello Branco: Projeto Pedagógico do Cinquentenário
13/04/2015
Para
dar continuidade as atividades do projeto cinquentenário do nosso município do
ano de 2014, é que realizamos a etapa no dia 13 de abril visitas aos Poderes
Legislativo e Executivo de nosso município.
Visando
que o principal objetivo do projeto permeia-se pelo eixo cultural e histórico,
iniciamos nossa visita á exposição sobre a História do Município, material
produzido no ano do Cinquentenário (2014) na Biblioteca Pública Municipal com a
Gestora Cultural Sra. Vandira B. Cervelin.
Na
sequência nos dirigimos ao Centro Administrativo, no qual as crianças puderam
entrevistar o Prefeito Municipal e o mesmo pode socializar as principais
funções e atividades do Poder Administrativo, na oportunidade o Prefeito
Municipal Cláudio Sartori apresentou os projetos planejados para o município
dando ênfase ao projeto do Termas Castello.
Após
uma visita aos departamentos do Centro Administrativo, a Rótula com as estátuas
do Dois Irmãos André e Pedro Sampietro, colonizadores de nosso município,
visitamos o Poder Legislativo.
Na
Câmara Municipal de Vereadores, os mesmos puderam esclarecer sobre a
importância do trabalho do vereador e suas principais atividades. Durante a
visita os alunos tiveram a oportunidade de visualizar a História das
Legislaturas desde a Emancipação de nosso município no ano de 1964.
O
dia de estudo foi muito produtivo para os estudantes, compreenderam a história
do município, as transformações e as perspectivas futuras, acompanhe alguns momento
nas fotos abaixo:
NOSSO FOLCLORE
Completando mais uma atividade do Curso do PNAIC, estou postando algumas fotos de atividades desenvolvidas a partir de uma sequencia didática relacionada ao tema folclore. Dentre as atividades desenvolvidas estão pesquisa/entrevista com pais sobre lendas de nossa região, leitura de lendas,dramatização,vídeo sobre o folclore brasileiro, produção escrita sobre o tema, dentre outras.
ATIVIDADE PEDAGÓGICA – REDES DE
APRENDIZAGEM – PROINFO
Conforme proposta do Curso Redes de Aprendizagem – PROINFO foi realizada uma busca no site Educopédia e selecionada uma proposta de atividade para se trabalhar com os alunos nas aulas de Educação Física. O tema escolhido foi: Jogos cooperativos Valor: Cooperação”. A atividade foi realizada com alunos da turma do 5º ano da Escola Centro Educacional de Ensino de 1º Grau.
Na primeira aula foi trabalhado com slides e vídeos, conhecemos algumas brincadeiras e conversamos sobre o tema. Na segunda aula realizamos as atividades propostas: Escravos de Jó, gato e rato, golfinhos e sardinha, frescobol.
Conforme proposta do Curso Redes de Aprendizagem – PROINFO foi realizada uma busca no site Educopédia e selecionada uma proposta de atividade para se trabalhar com os alunos nas aulas de Educação Física. O tema escolhido foi: Jogos cooperativos Valor: Cooperação”. A atividade foi realizada com alunos da turma do 5º ano da Escola Centro Educacional de Ensino de 1º Grau.
Na primeira aula foi trabalhado com slides e vídeos, conhecemos algumas brincadeiras e conversamos sobre o tema. Na segunda aula realizamos as atividades propostas: Escravos de Jó, gato e rato, golfinhos e sardinha, frescobol.
Apresentação de slides e vídeos
Escravos de Jó
Gato e Rato
Gato e Rato
frescobol
Golfinhos e Sardinha
Golfinhos e Sardinha
ATIVIDADE PEDAGÓGICA – REDES DE APRENDIZAGEM – PROINFO
Conforme proposta do Curso Redes
de Aprendizagem – PROINFO foi realizada uma busca no site Educopédia e
selecionada uma proposta de atividade para se trabalhar com os alunos nas aulas
de Educação Física. O tema escolhido foi: “Brincando com corda, Valor:
Cooperação”. A atividade foi realizada com alunos da turma do 1º ano da Escola
Centro Educacional de Ensino de 1º Grau.
Na primeira aula foi trabalhado
com slides e vídeos, conhecemos algumas brincadeiras e conversamos sobre o
tema. Na segunda aula realizamos as atividades propostas: Reloginho, limbo,
altinho e cobrinha.
Apresentação de slides e vídeos
Cobrinha
Cobrinha
Altinho
Reloginho
Limbo
ATIVIDADE PEDAGÓGICA- REDES DE APRENDIZAGENS - PROINFO
atividade do curso proInfo- realizada com a turma do 2º e 3º ano matutino. NESTA ATIVIDADE PESQUISA NO SITE EDUCOPEDIA COM O TEMA SÓLIDOS GEOMÉTRICOS. ATIVIDADES COMPLEMENTARES EM SALA DE AULA, O TAPETE GEOMÉTRICO.
ATIVIDADE PEDAGÓGICA- REDES DE APRENDIZAGENS - PROINFO
Na formação que
estamos tendo no curso do PROINFO, trabalhamos o site: www.educopedia.com.br, pesquisei e
percebi que o mesmo é cheio de atividades pedagógicas muito boas em todas as
turmas.
Abaixo fotos de atividades desenvolvidas
relacionadas com o tema estudado sobre geometria, visto no curso do PNAIC, com a turma do 1º ano matutino, reforçado depois de ver as
atividades do site educopedia, o site tem muitas sugestões de outros sites
muito bons para complementar a aulas.
Estudo do tangram
Jogo tapete geométrico
Jogo tapete geométrico
Jogo tapete geométrico
Abaixo atividades na sala com acesso a internet
SOCIALIZAÇÃO DO PROJETO RESGATANDO HISTÓRIAS NO CINQUENTENÁRIO DE PRESIDENTE CASTELLO BRANCO.
Este ano nosso município completou 50 anos de emancipação política administrativa, é um ano muito especial, muitas comemorações já aconteceram e muitas ainda vão ocorrer durante todo o ano. Na escola estamos desenvolvendo muitas atividades pedagógicas relacionadas ao Resgate de Histórias no Cinquentenário de Presidente Castello Branco. Em especial fomos para a comunidade de Linha Cabeceira Dois Irmãos conhecer mais sobre a história da comunidade. Ouvimos o depoimento de moradores da comunidade, foi muito bom ouvir o resgate histórico e aprender mais sobre onde moramos. Teremos mais etapas do projeto, isso mostraremos outro dia!!!!!!!!!!!!
Depoimento de moradores mais idosos sobre a história da comunidade
Visita a pontos históricos da comunidade pelos alunos de 4º e 5º ano vespertino
Visita a pontos históricos da comunidade pelos alunos de 1º, 2º e 3º ano matutino
ATIVIDADES PEDAGÓGICAS REALIZADAS COM OS ALUNOS DO 1º ANO.
Estamos realizando o curso de formação PNAIC e os objetivos do curso estão sendo bem alcançados. Esta sendo possível ampliar os conhecimentos e aprendizagens dos
alunos, pois desenvolvemos muitas atividades baseadas na manipulação do
material dourado e material concreto, mais contato com livros e historias literárias.
Nesta foto
realizamos o trabalho com estudo da localização deles dentro do município onde
vivem, cada um a sua comunidade, ou a sua rua, com sua foto e respectivos dados
valorizando o tema: eu criança, minha identidade. Esta atividade em consonância
com o projeto da escola: Resgatando Histórias no Cinquentenário de Presidente
Castello Branco.
Nesta foto
estamos construindo o ábaco com o uso de 3 rolos de papel ( unidade, dezena e
centena), uma base de papelão, com a pintura logo após, para representar os
círculos, utilizamos as argolas dos copos de plástico descartáveis.
Nesta foto
realizamos o estudo das medidas com o uso do metro para ver a medida de cada
um, depois medimos com o barbante e a medida foi para uma fita de papel pardo
com o número que representa a medida de cada um.
No dia 02 de Outubro, os alunos do 4º ano vespertino do C E E de 1º Grau e as professoras Marli, Leila e Clauci, realizaram um passeio com objetivo de promover atividades de educação ambiental e interpretação ambiental, enfocando o tema: "Cooperação pela água", no município de Itá- SC, repassando conhecimentos, habilidades, experiências, valores e determinação que os tornam capazes de agir, individual e coletivamente na busca de soluções para os problemas ambientais buscando a melhoria da qualidade de vida da atual e futuras gerações.
Trilha do Serelepe
Monte do Caracol
Visão da Barragem
As torres da antiga igreja
Arte
Extraordinária
Alunos deixam a imaginação fluir e recriam obras do
artista plástico brasileiro Vik Muniz.
Os alunos da Escola Centro Educacional de Ensino de
1º Grau realizam, nas aulas de Artes, uma divertida atividade baseado na obra
de Vik Muniz. A proposta consistiu em analisar e recriar as obras do artista
plástico brasileiro.
Vik
Muniz ficou conhecido por usar lixo, alimentos (manteiga de amendoim,
chocolate, molhos e geleia) e outros objetos inusitados na construção de suas
obras multidimensionais. Outro diferencial é que o artista fotografava suas
obras e criava nossas formas artísticas com esse registro.
O artista
ficou ainda mais em evidência após o lançamento do documentário “Lixo
Extraordinário”, sobre seu trabalho com catadores de lixo da cidade de Duque de
Caxias, localizada na área metropolitana do Rio de Janeiro (RJ). Os alunos
puderam conhecer um pouco mais do artista através de vídeos e reproduções de
obras.
Após
a apreciação, os estudantes fizeram uma nova leitura de obras e personagens
conhecidos, representados com materiais diversos como, por exemplo, sementes, pó
de café, linhas de lã, erva e outros materiais.
Turma do 1º ano
Releitura da Obra Mona Lisa |
Turma do 2º ano
Releitura da obra Menino de Açucar |
Turma do 3º ano
Releitura da obra Beija-flor |
Turma 4º ano
Releitura da obra Beija Flor |
Turma 5º ano
Releitura da Obra Mona Lisa |
Postado pela professora da disciplina de Artes: Profª Alessandra P. Resmini.
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